Cirurgia Torácica - Perguntas respondidas
-
Olá, tudo bem? Sim, é recomendado que você agende uma consulta presencial ou por telemedicina com cirurgião torácico para avaliação do seu nódulo e decisão quanto a necessidade de investigação. Nódulos pequenos podem significar câncer inicial, com altas chances de cura com tratamento precoce.
-
Nem todo nódulo pulmonar diagnosticado precisa ser retirado. Entretanto, todo nódulo pulmonar deve ser obrigatoriamente investigado, minimamente com radiografia de tórax e tomografia. Os profissionais que normalmente fazem isso são os pneumologistas e os cirurgiões torácicos. Se a cirurgia é necessária, o procedimento é realizado por videocirurgia.
-
Depende do lugar da fratura e se ela é única ou múltipla. Atualmente existem técnicas de reparação de fraturas minimamente invasivas que permitem correção com pequenas incisões. Um ponto importante é o da indicação cirúrgica que após 8 anos só existiria se você tivesse deformidade importante ou dor intratável. O fato da costela estar desalinhada, apenas, não configura indicação de cirurgia.
-
Fratura de costela flutuante é geralmente sintomático (analgésicos e repouso relativo). Uma preocupação seria a existência de lesões de órgãos abdominais, cuja avaliação deve sempre ser feita precocemente nesses casos. Os pacientes com fraturas de costelas, principalmente os idosos necessitam de controle médico mais frequente e rigoroso.