Cirurgia Torácica - Perguntas respondidas
-
Mudança de numeração de cânula raramente é necessária, exceto quando se planeja retirar definitivamente a cânula, ou se quer aumentar o diâmetro em caso de mau funcionamento. Se a nova cânula for menor, não precisa de nenhum procedimento, é só trocar. Pode até ser feita em domicílio por médico acostumado a lidar com isso. Se for necessário colocar uma cânula maior, deve-se dilatar o orifício e isso é melhor feito com o paciente internado e no centro cirúrgico, com presença do cirurgião e do anestesista. O paciente não deve estar tomando drogas que afetem a coagulação e deve fazer um exame pré-operatório básico.
-
Dr Rui Haddad respondeu lindamente. A única observação que gostaria de colocar é que uma pequena incisão para ampliar uma traqueostoma pode levar a inconveniências muito difíceis de serem contornadas. Já foi falado e concordo que, numa exceção, a dilatação do traqueostomia é o mais adequado.
-
Olá, tudo bem? Recomendo procurar um cirurgião torácico pois quando existem sequelas elas podem se dever a alterações pleuropulmonares da infecção pelo COVID. Nesses casos, a análise da tomografia de tórax e exame físico serão importantes em definir as possíveis causas e melhores opções de tratamento.