Cirurgia Torácica - Perguntas respondidas
-
Olá, tudo bem? O radiologista foi bem preciso em dizer que essa alteração é um linfonodo, uma íngua, que está aumentada e aparente na tomografia. Esse é um diagnóstico benigno porém cabe o alerta que o recomendado é ser avaliado por um cirurgião torácico por via presencial ou telemedicina, pois para termos certeza de que é seguro acompanhar essa alteração devemos nos basear em mais fatores como idade, doenças e tamanho da lesão.
-
Faz parte da formação do Cirurgião Torácico o treinamento e realização de cirurgias de correção tanto do pectus escavatum quanto carinatum, assim como outras deformidades do tórax. Na ortopedia, esse treinamento não é de rotina, então são poucos habilitados para tal. Lembre de consultar sobre a experiência do seu médico.
-
Está absolutamente correto. O especialista mais adequado para avaliar a situação do seu pai é o cirurgião de tórax. Não é incomum um paciente com pneumotórax cursar com pneumomediastino. Essa ocorrência não tem muita importância clínica e geralmente resolve com a resolução do pneumotórax, que numa pequena proporção pode ser até cirúrgica.
-
Usualmente essas bolhas se forem pequenas não causam sintomas. O simples fato de se ter uma bolha não significa que haja necessidade de cirurgia. Tudo depende do tamanho e de uma possível alteração (diminuição) da função pulmonar que pode ser causada pela bolha, se ela se expandir. Esse tipo de lesão pode, em um número pequeno de casos, causar pneumotórax se a bolha se romper e, aí sim, seria necessária uma intervenção. Procure um pneumologista para acompanhar a evolução do tamanho da bolha.