Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
A dor articular pode ser causada por uma disfunção da articulação em questão ou ser irradiada de outra região, como uma articulação próxima ou da coluna.
 
No caso do joelho, é necessário investigar causas locais como tendinites, artrose ou lesões internas do joelho (lesões meniscais ou ligamentares), e causas à distância, como doenças do quadril ou da coluna, que causarão dor irradiada para o joelho.
 
Recomendo que busque um cirurgião de joelho para uma avaliação e, na persistência dos sintomas, peça uma avaliação da sua coluna ou do seu quadril.
-
Essa é uma dor lombar, que pode ter várias causas, tanto ortopédicas quanto relacionadas a outros sistemas.
Das causas não ortopédicas, a mais comum são disfunções dos rins, que podem resultar em cálculos (pedras) renais muito dolorosos. A infecção urinária, se não diagnosticada, pode evoluir com complicações renais que causam esses sintomas. Nas mulheres, a endometriose pode causar sintomas similares.
Já as causas ortopédicas incluem sobrecargas da coluna que podem resultar em artrose, hérnias discais ou dor muscular por mau condicionamento da musculatura dorsal.
Recomendo que passe por uma avaliação com um ortopedista para investigar melhor seu caso. Na persistência dos sintomas, procure um clínico geral para afastar as causas não ortopédicas do seu desconforto.
-
O resultado de que você está falando é o laudo, eu imagino. O laudo de um exame de imagem, isoladamente, não deve ser levado ao pé da letra. O exame e seu laudo só são úteis quando avaliados em conjunto com o quadro geral do paciente.
 
Se o exame sugere fratura antiga da tíbia e você de fato teve uma fratura da tíbia no passado, o exame pode estar normal. Agora, se você não teve uma fratura da tíbia no passado, o radiologista provavelmente observou alguma alteração óssea e a descreveu da melhor maneira que pôde. Recomendo que passe por avaliação de um ortopedista para passar a limpo esta situação.
 
O esporão plantar e a calcificação do tendão calcâneo representam marcadores de sobrecarga nas estruturas do pé. Recomendo que procure um ortopedista para iniciar seu tratamento.
-
A dor lombar irradiada para o membro inferior direito é muito frequente e é muito associada a hérnia discal e artrose da coluna.
 
Recomendo que procure um ortopedista para fazer uma avaliação completa e iniciar seu tratamento, que deve incluir um período prolongado de fisioterapia.
-
Crianças costumam tolerar o desconforto melhor que muitos adultos. Quando deixam de andar por dor, em geral há alguma lesão/doença acontecendo que merece tratamento.
Se os sintomas retornaram e agora está com febre, deve-se suspeitar de infecções articulares, um quadro de urgência que deve ser tratado com prioridade, visando evitar complicações futuras para a articulação acometida como a degeneração da cartilagem articular precoce.
Recomendo que procure o pronto socorro ortopédico rapidamente. Um pronto socorro sem serviço de ortopedia não serve. Procure um ortopedista com urgência.