Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
Hérnias discais podem ser achados incidentais. Elas passam a preocupar quando são responsáveis por compressões neurológicas. O sintoma que isso acarreta, ao contrário do que muitos pensam, não é dor nas costas, e sim fraqueza e dormência nos membros.
Inicialmente o tratamento para a maioria dos quadros é conservador, com medidas anti-inflamatórias e fisioterapia, que é essencial para o reequilíbrio da musculatura que sustenta o tronco. Esse também é o tratamento de escolha para as dores nas costas sem sintomas neurológicos.
Em casos de compressão neural significativa, o tratamento cirúrgico é adotado.
-
A história é compatível com lesão degenerativa dos tendões do manguito rotador, mas não exclui outras patologias. O exame clínico por um ortopedista é indispensável. Confirmado o diagnóstico, dependendo de suas características (lesão total X parcial, grau de retração e degeneração...) pode ser optado pelo tratamento conservador com fisioterapia ou tratamento cirúrgico.
-
Nessa idade, em que ocorre o fechamento das placas de crescimento, vários diagnósticos são possíveis, desde inflamações de centros de ossificação no joelho até simples contusões musculares e ligamentares. Se a dor persistir ou aparecer qualquer mudança de padrão (aumento da intensidade, mudança em sua frequência, aparecimento de tumoração ou aumento de volume, instabilidade do joelho...) um exame ortopédico deve ser realizado.
-
A dor, de modo geral, é um sintoma inespecífico, e sempre que ela aparece significa que algo não anda bem, ainda mais há 10 anos! Portanto, deve vir acompanhada de uma consulta e um bom exame físico para determinar sua origem. Mas às vezes pode significar, inclusive, problemas mais sérios. Recomendo uma consulta com um especialista ortopedista de tornozelo e pé de confiança para esclarecimento diagnóstico e tratamento adequado. Abraço. Dra Ana Paula Simões