Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
Quatro anos é a idade limite aceita para marcha em ponta de pé (marcha em equino).
É muito comum da parte dos pais se queixar deste tipo de marcha quando a criança aprende a andar e isso pode ser normal e fazer parte do desenvolvimento neurológico da criança. Quando persiste além dos 4 anos de idade deve-se suspeitar de alguma alteração neurológica ou encurtamento do tendão de Aquiles, necessitando de uma cirurgia simples para alongar o tendão.
Um ortopedista pediátrico deve ser consultado para uma avaliação mais precisa.
Espero ter ajudado!
-
Em corredores que não tem um bom preparo físico e iniciam a prática da corrida é comum a "síndrome do estresse tibial medial", conhecida por muitos como "canelite", ou até mesmo uma "tendinite da pata de ganso".
 
Geralmente ocorre quando o atleta não está preparado e aumenta o volume ou a frequência dos treinos, passando a correr distâncias bem maiores que o tolerado pelo corpo ou mais dias na semana que o suportado.
 
O tratamento consiste, após o diagnóstico correto, em medicação para dor e uma fisioterapia para fortalecer a musculatura da perna, coxa e tronco.
-
Nessa fase do desenvolvimento da criança é bastante comum a queixa por parte dos pais que a criança apresente alguma alteração na marcha ou na pisada.
 
Com essa idade de um ano e meio ainda é normal que a criança pise com a ponta dos pés, pois começou a andar com pouquísimo tempo e ainda está aprendendo como fazê-lo. Faz parte do desenvolvimento fisiológico.
 
Na persistência do sintoma, um ortopedista com especialização em cirurgia pediátrica deve ser procurado.
-
Especialidade médica que cuida dos traumatismos.
Equipe médica Centralx -
Especialidade médica que cuida dos traumas em músculos, articulações, tendões, ligamentos e ossos.
 
Estuda o tratamento e a reabilitação de contusões até os casos de fraturas graves.