Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
A dor, de modo geral, é um sintoma inespecífico, e sempre que ela aparece significa que algo não anda bem, portanto deve vir acompanhada de uma consulta e um bom exame físico para determinar sua origem. Mas às vezes pode significar, inclusive, problemas mais sérios. Recomendo uma consulta com um especialista ortopedista de tornozelo e pé de confiança para esclarecimento diagnóstico e tratamento adequado. Abraço. Dra Ana Paula Simões
-
Depende da sua escoliose. Se for somente uma escoliose postural, que é em graus bem mais leves, sim, a fisioterapia pode ajudar.
Se for uma escoliose estrutural, a fisioterapia não tem utilidade e é necessário uma avaliação com cirurgião de coluna para definir a melhor conduta.
-
A artrose é uma afecção muito comum, que acomete principalmente pacientes acima de 40 anos, mas pode ocorrer também em pacientes mais jovens. Quanto mais avançado for o acometimento, maior a chance de indicação de um procedimento de substituição articular ou artroplastia (prótese de joelho). Em estágios iniciais, opções de tratamento incluem perda de peso, atividades físicas de baixo impacto (ex: hidroginástica), crioterapia entre outros.
É essencial um acompanhamento seriado com um ortopedista para definição e avaliação dos resultados.
-
A porta de entrada do SUS é o posto de saúde. É necessário consultar com o médico de família na unidade mais próxima à sua residência para que este realize o encaminhamento para o especialista (ex. Ortopedista). É dessa forma também que que é feita a solicitação de exames.
-
Há vários diagnósticos possíveis para dor na base do polegar. Opções são Rizartrose (artrose na base do primeiro metacarpo), tenossinovite de DeQuervain entre outros.