Doutor Responde
Login

Oftalmologia - Perguntas respondidas

Tenho uma bolinha na pálpebra inferior do olho esquerdo. Já faz mais de 20 anos que apareceu, depois de um terçol que saiu. Não está crescendo, nem atrapalhando na visão, mas me incomoda esteticamente. É fácil de extrair? Tem algum risco? Obrigada.
  • Estamos (provavelmente) falando em CALÁZIO (lesão cronificada após terçol tratado de maneira incompleta - ou não tratado).

    A remoção cirúrgica do calázio é procedimento simples e rápido, sob anestesia local, a cargo de oftalmologista.

    Os riscos envolvidos são desprezíveis.

    = = =

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
  • Boa tarde. Esses pequenos tumores que ficam após a cicatrização de um terçol são chamados de calázios. Sua remoção é tranquila, com anestesia local. Procure um oftalmologista. Atenciosamente, Dr. Fernando Zeitounian.

    0
    Dr. Fernando Zeitounian
    Dr. Fernando Zeitounian
    Oftalmologia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Quem tem ambliopia pode ser considerada deficiente?
  • Depende da profundidade da ambliopia e da atividade pretendida.
    Exemplo: O Detran admite concessão de CNH nos casos de ambliopia leve, porém a mesma ambliopia impossibilitaria concessão do "brevet" para pilotar aviões (conforme a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil).
    Ambliopias com acuidade visual de 20/400 ou pior configuram o que se chama de "cegueira legal ou profissional" (caso que configura direito a benefícios previdenciários).
    Dependendo do caso, ideal seria TRATAR a ambliopia.
    = = =

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
O que vocês podem me esclarecer sobre ceratocone? Minha filha foi diagnosticada com esse problema. Ela tem 16 anos. O oftalmologista aconselha tratamento chamado crosslink. Sabe orientar sobre isso? Estou assustada!
  • Ceratocone pode ser controlado o desenvolvimento com o tratamento de crosslink. Às vezes é necessário, dependendo do grau de desenvolvimento, primeiro regularizar a córnea, e só após realizar o crosslink. Em BH tem excelentes colegas oftalmologistas, que após o exame de sua filha poderão melhor indicar qual o melhor procedimento. Obrigado.

    0
    Dr. Armando Signorelli Junior
    Dr. Armando Signorelli Junior
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Solicitar agenda
Boa noite! Então, eu sou ¨vesga¨... tem como corrigir a minha visão??? Tenho que usar óculos ou fazer cirurgia???
  • É preciso inicialmente distinguir ESTRABISMO de VISÃO.

    - VISÃO é a faculdade que nos permite ver (enxergar).

    - ESTRABISMO é a perda do paralelismo dos olhos (para dentro, para fora, para cima ou para baixo).

    Quando o estrabismo se instala após a infância, cirurgia corretiva dá bom resultado ESTÉTICO.

    Quando, pelo contrário, o estrabismo vem desde a infância precoce, é preciso antes verificar se a visão está normal (em cada um dos olhos separadamente). A partir daqui, há uma infinidade de possibilidades.

    Estrabismos que se instalam precocemente (na primeira infância) por regra são acompanhados de AMBLIOPIA de um dos olhos, isto é, um dos olhos apresenta visão reduzida. Este prejuízo varia desde a ambliopia discreta até ambliopia profunda.

    Havendo ambliopia, a primeira providência consiste em minimizá-la mediante tratamento que pode envolver óculos e PENALIZAÇÃO (oclusão do olho melhor para forçar o olho pior a reagir).

    Autores clássicos afirmavam que o tratamento da ambliopia só dá resultado em pacientes abaixo dos 6 anos de idade. De fato, o tratamento instituído até aquela idade costuma recuperar a visão por completo, e a recuperação é tanto maior quanto mais cedo se tratar. Mas temos observado que o tratamento da ambliopia pode dar resultados notáveis MESMO EM ADULTOS.

    Como as possibilidades são muitas, somente o exame oftalmológico criterioso pode revelar o diagnóstico e o tratamento mais indicado ao caso.

    V. Johnson, oftalmologista, Campinas

    = = =

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Olá, boa tarde! Tenho no canto dos olhos tipo uma "mancha amarela" e em um dos olhos arde e fica às vezes mais vermelho do que o outro. Estive pesquisando e talvez seja pterígeo ou pinguécula. Existe um exame para detectar isso? Grata pela atenção.
  • Sim. Exame completo com um oftalmologista!

    0
    Drª. Barbara Goncalves Pinto
    Drª. Barbara Goncalves Pinto
    Oftalmologia
    Pediatria
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
  • Uma avaliação com um oftalmologista pode esclarecer o diagnóstico e possibilitar o tratamento adequado.

    0
    Dr. Álvaro Fernandes Ferreira
    Dr. Álvaro Fernandes Ferreira
    Oftalmologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.