Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Nem todas as dores de cabeça derivam dos olhos, mas estas são comuns.
Primeira providência é submeter-se a exame oftalmológico SOB CICLOPLEGIA ("dilataçao" das pupilas), à procura de possível hipermetropia e/ou astigmatismo, e, se necessário, corrigi-los.
A pesquisa de ASTIGMATISMO deve ser particularmente criteriosa. Mesmo quando mínimos, os astigmatismos verticais e oblíquos devem ser corrigidos.
Entretanto, a simples correção por óculos pode não ser suficiente. É necessária também uma POSTURA CORPORAL adequada à leitura. Eduque-se para ler à distância mínima de 30 cm do rosto - ou MAIS, porém NUNCA MENOS.
Ao COMPUTADOR: Junte as mãos como se fosse rezar, estenda completamente os braços e toque o monitor com a ponta dos dedos. Do rosto ao monitor, esta é a distância ideal.
Se, a despeito destas providências, a dor persistir, será necessário buscar outras causas. Além das óculo-visuais, são comuns também as nutricionais, otorrinolaringológicas, hormonais, dentísticas e neurológicas.
V. Johnson, oftalmologista, Campinas
= = =
-
De fato, essa PROXIMIDADE EXCESSIVA pede correção, por vários motivos:
(1) A curto prazo (horas), a proximidade excessiva pode produzir CEFALEIAS (dores de cabeça e enxaquecas).
(2) Proximidade excessiva à leitura esforça demasiadamente os músculos oculares - tanto o músculo interno (da 'acomodação' = focalização próxima) quanto os externos (convergência dos olhos). A médio/longo prazo (meses ou anos), este vício postural favorece HIPERTROFIA MUSCULAR ACOMODATIVA, com tendência ao desenvolvimento de MIOPIA TÔNICA, que, persistindo o vício, tende a se intensificar progressivamente.
(3) Equipamentos sem fio (como Wi-Fi, roteador, fornos de microondas, rádios e celulares) emitem REM (radiações eletromagnéticas). Não vemos as REM, mas elas estão à nossa volta ! Somos todos afetados pelas REM (danos progressivos a nível celular), mas algumas pessoas são hipersensíveis, e estas percebem (dores de cabeça ou articulares ou outros danos a curto prazo). Há relação entre o uso de celular e tumores cerebrais, cegueira, surdez (além de baixa produção de colágeno, acelerando formação de rugas). As REM dos 'wireless' promovem em nosso organismo a produção de RADICAIS LIVRES, favorecendo ansiedade, depressão, perturbação do sono, autismo, Alzheimer, infertilidade, malformações fetais (além de envelhecimento precoce e outros ainda por descobrirmos).
Nota: É importante notar que a intensidade das radiações é inversamente proporcional ao quadrado da distância ao usuário. Exemplo: Com o celular a 20 cm dos olhos, a radiação que chega à cabeça é QUATRO VEZES MAIOR do que a 40 cm).
Cabe aos adultos EDUCAR a geração-celular !
V. Johnson, médico, Campinas
= = =
-
Alguns pacientes apresentam grau para longe e após a aplicação do colírio nota-se que na verdade não era uma miopia real e sim um espasmo de acomodação (como se tivesse forçando para perto o tempo todo). Nestes casos, utilizar óculos para miopia pode agravar o problema. Caso a visão continue embaçada para longe, mesmo após o efeito do colírio, retorne ao seu oftalmo para prescrição de tratamento para este problema, que pode ser com uso de colírios ao invés de óculos.