Doutor Responde
Login

Oftalmologia - Perguntas respondidas

Comecei a ver flashes brilhantes no canto do olho direito e já não vejo mais. Hoje, ao abrir os olhos, vi um clarão amarelo. Dormi com a TV ligada no quarto, o que será?
  • Os sintomas descritos podem estar relacionados a um descolamento de retina. Você deve consultar com médico oftalmologista para ser examinado.

    0
    Dr. Andre Hermes Agnoletto
    Dr. Andre Hermes Agnoletto
    Oftalmologia
    Guaporé / RS
    Solicitar agenda
O diabético pode trabalhar com máquina de solda elétrica? E sentir ardência nos olhos e irritação?
  • Para liberação do trabalho é necessário você ser avaliado pelo médico do trabalho. Alterações oculares relacionadas ao diabetes podem ocasionar baixa visual e algumas vezes impedem de realizar tarefas perigosas. O tratamento adequado e controle da doença pode melhorar a visão e facilitar o retorno às atividades habituais.
    Ardência e irritação são sintomas muito comuns, porém devem ser avaliados em consultório por médico oftalmologista.

    0
    Dr. Andre Hermes Agnoletto
    Dr. Andre Hermes Agnoletto
    Oftalmologia
    Guaporé / RS
    Solicitar agenda
Tenho visão dupla depois de um aneurisma irrigado. Tem cura?
  • Diplopia é comum após aneurismas cerebrais e está associada a desajuste na motilidade ocular. Consulte com um especialista em estrabismo, ele poderá te prescrever óculos com prismas ou lhe indicar um procedimento cirúrgico para corrigir este sintoma tão desconfortável.

    0
    Drª. Karina Ariane Gaio
    Drª. Karina Ariane Gaio
    Oftalmologia
    Florianópolis / SC
    Solicitar agenda
Por que meus olhos lacrimejam?
  • LÁGRIMA é um líquido natural complexo que lubrifica o piscamento e protege os olhos contra ameaças ambientais. Sem lágrima, os olhos ficariam vermelhos, ardentes e vulneráveis (teríamos mais infecções). Lágrima é, portanto, essencial para a boa saúde dos olhos.

    EPÍFORA é o nome que se dá ao lacrimejamento excessivo (quando as lágrimas escorrem pelo rosto).
    Epífora sempre indica que algo está errado. Quando o ar contém irritantes (poeira, fumaça, vapores...), a epífora é uma tentativa natural para 'lavar' o olho. Também infecçoes por vírus podem gerar epífora. Epífora pode ser também produzida por VÍCIOS DE REFRAÇÃO (hipermetropia, astigmatismo, presbiopia). Outro motivo ainda para epífora pode ser alguma anomalia das VIAS LACRIMAIS (tubinhos que conduzem o excesso de lágrima para a garganta).

    Quando a epífora é eventual, nao exige maior atenção. Mas, quando habitual ou persistente, deve ser investigada em exame oftalmológico.

    V. Johnson, oftalmologista, Campinas
    = = =

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Gostaria de saber... o paciente que tem catarata madura pode fazer exame de fundo de olho antes da cirurgia para ver se tem inchaço? Muito grato.
  • Boa tarde, quando a catarata está muito madura ela se torna opaca, impedindo a avaliação do fundo dos olhos. Neste caso, um ultrassom do olho pode ajudar nesta avaliação, porém muitas vezes só diagnosticamos alguma alteração após a cirurgia, quando o fundo dos olhos se torna visível.

    0
    Drª. Karina Ariane Gaio
    Drª. Karina Ariane Gaio
    Oftalmologia
    Florianópolis / SC
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.