Doutor Responde
Login

Nutrologia - Perguntas respondidas

Bom dia. Sou homem, 52 anos, magro e alto. Faço academia há 3 meses e estou me sentindo bem mais disposto, porém não estou conseguindo ganhar massa magra. Já fiz dietas com nutricionistas e "nada". A tireoide tá ok. Existem outros exames específicos?
  • Tem que fazer uma avaliação de vários fatores que influenciam no ganho de massa muscular, não só exames de laboratório.
    A avaliação de testosterona, hormônio de crescimento, cortisol, DHEA, insulina, tipo de exercício, quantidade e proporção de nutrientes ingeridos, tipo e quantidade de treino, quantidade de horas e qualidade de sono, doenças associadas, características constitucionais da pessoa, além de várias outras coisas que podem surgir de um exame físico e anamnese completa durante uma consulta, são necessárias para uma abordagem completa e mais eficiente. Sugiro que faça uma consulta com um nutrólogo, porém, a escolha de um profissional para tratamentos longos não tem que depender unicamente de um diploma e sim de como você se sinta durante a consulta.
    Sucesso!

    0
    Drª. Analía Arguello
    Drª. Analía Arguello
    Nutrologia
    Novo Hamburgo / RS
    Marcar consulta
Diabética tipo 1 há 18 anos. A insulina me faz engordar e os médicos dizem que não posso ficar sem o remédio, mas também não posso engordar. Já tenho uma dieta muito restritiva e faço exercícios. Então, como não engordar com um remédio que engorda?
  • A quantidade de insulina que você precisa injetar vai depender muito da quantidade de carboidratos que você consome. Com isto, se restringir a quantidade de carboidratos que consome, precisaria de injetar menos insulina e facilitaria a perda de peso.
    Todo o processo de regulação da glicose através da insulina é automático e bastante exato em pessoas não diabéticas, e nem sempre é fácil imitar esta função com o tratamento com insulina em pessoas diabéticas. Por isso, te recomendo que cada conduta nova que tomar em relação a tua alimentação ou tipo de treino, seja acompanhada por um endócrino diabetólogo ou nutrólogo com experiência na área. Além disso, essa seria uma explicação simplificada, pois a perda de peso depende de muitos outros fatores também.
    Tem muita confusão e controversas em relação ao consumo de carboidratos (tanto em diabéticos, como em não diabéticos). Não tenho como saber exatamente como é teu caso, mas vejo com frequência as seguintes situações:
    Os pacientes são orientados a fazer uma forte restrição de açúcar e farinha branca (que já não é simples de fazer), porém existem muitos outros carboidratos na dieta que podem estar aumentando o requerimento de insulina. Existem muitos alimentos enganosos como aqueles chamados de integrais (arroz e farinhas integrais, por exemplo) ou outros com grandes quantidades de amido como grãos em geral, batata, aipim, tapioca, cereais, entre outros, que também tem grandes quantidades de carboidratos.
    Ainda, tem algumas pessoas que precisam de uma restrição maior de carboidratos do que outras. Com certeza, a consulta com um nutrólogo pode te ajudar muito com orientações específicas para teu caso.
    Sucesso!

    0
    Drª. Analía Arguello
    Drª. Analía Arguello
    Nutrologia
    Novo Hamburgo / RS
    Marcar consulta
O nutrólogo pode receitar vitaminas e suplementos e seguir a linha ortomolecular?
  • Sim, se ele tiver especialização também em medicina ortomolecular.

    0
    Dr. Durval Alves Oliveira
    Dr. Durval Alves Oliveira
    Biologia Molecular
    Nutrologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Fui diagnosticada há dois meses com fop, tem alguma alimentação que ajuda a diminuir o índice do fsh?
  • Quem mais transforma o nosso corpo são os alimentos e quando pensamos que nosso sistema hormonal que é administrado pela hipófise através de hormônios como o fsh, é natural pensarmos sim que podemos nos beneficiar de fazer um ajuste no tipo de alimentação que adotamos.

    0
    Dr. Durval Alves Oliveira
    Dr. Durval Alves Oliveira
    Biologia Molecular
    Nutrologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Estou sendo tratada como síndrome do pânico há 4 anos e, cada vez mais, amanheço cansada, sem disposição para nada, mesmo tomando os medicamentos. Não tem um só dia de melhora. Será que pode ser insuficiência hormonal e não síndrome do pânico?
  • Pode ser que além da síndrome do pânico você tenha outra doença ou disfunção, não necessariamente hormonal que provoque essa sua falta de disposição, cansaço e fadiga.

    0
    Dr. Durval Alves Oliveira
    Dr. Durval Alves Oliveira
    Biologia Molecular
    Nutrologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.