Nutrologia - Perguntas respondidas
-
Tem que fazer uma avaliação de vários fatores que influenciam no ganho de massa muscular, não só exames de laboratório.
A avaliação de testosterona, hormônio de crescimento, cortisol, DHEA, insulina, tipo de exercício, quantidade e proporção de nutrientes ingeridos, tipo e quantidade de treino, quantidade de horas e qualidade de sono, doenças associadas, características constitucionais da pessoa, além de várias outras coisas que podem surgir de um exame físico e anamnese completa durante uma consulta, são necessárias para uma abordagem completa e mais eficiente. Sugiro que faça uma consulta com um nutrólogo, porém, a escolha de um profissional para tratamentos longos não tem que depender unicamente de um diploma e sim de como você se sinta durante a consulta.
Sucesso!
-
A resistência à insulina é mais um critério diagnóstico de síndrome metabólica, que predispõe a infartos e AVCs, principais causas de morte no Brasil e no mundo. Você pode tratar cada uma dessas alterações com medicamentos (e ainda ter uma diminuição parcial do risco de infarto e AVCs) ou tratar também a origem de todos eles: a tua alimentação e hábitos de vida. Um nutrólogo pode te ajudar muito nessa caminhada, que aliás, está cheia de opiniões diferentes e controversas (como consumo de gorduras e carboidratos).
Sucesso!
-
Nutrologia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e a ortomolecular não é reconhecida como especialidade médica.
Para ser nutrólogo tem de fazer 6 anos de faculdade de medicina + 2 anos de residência médica em Clínica Médica + 2 anos de residência em nutrologia, totalizando 10 anos para sua formação.
O nutrólogo trata todas as doenças relacionadas aos alimentos/nutrientes, trabalha na promoção de saúde, prevenção de doenças, aumento de performance em atletas amadores ou profissionais.
Algumas doenças que o nutrólogo mais trata são: obesidade, diabetes, dislipidemia, hipovitaminoses, desnutrição, magreza, terapia nutricional parenteral (nutrição pela veia), síndromes disabsortivas, transtornos alimentares entre muitos outros. Atua em muitas outras áreas da medicina, corroborando com o tratamento de outras especialidades, como: nutrologia na gastroenterologia, nutrologia no câncer, nutrologia pediátrica, nutrologia no idoso ou geriátrica entre outros.
-
Sim, é um exame indicado para determinar quais e em que graus tens de intolerância aos principais alimentos.
Deve ser solicitado após um interrogatório minucioso, além de exames bioquímicos preliminares, que podem indicar indiretamente tais intolerâncias.