Doutor Responde
Login

Neurologia - Perguntas respondidas

Meu marido sente dores de cabeça todos os dias, cada dia pior, e ele fez um exame na cabeça e deu mancha, mas era sinusite, faz dez anos que fez. Devemos refazer o exame? Qual o exame indicado?
  • Na maioria das vezes, as cefaleias (dores de cabeça) não tem uma causa específica, e são denominadas cefaleias primárias. Nesses casos não há benefício em fazer exames e o diagnóstico é feito durante a consulta, baseado em critérios específicos para o diagnóstico. Tais cefaleias podem trazer impacto negativo nas tarefas diárias e na qualidade de vida da pessoa. Não recomendo fazer novo exame, mas sim procurar um Neurologista para fazer um diagnóstico correto, excluir possibilidade de causas secundárias de dor de cabeça e avaliar a indicação de tratamento. Lembrando sempre que o uso excessivo de analgésicos pode piorar uma dor de cabeça pré-existente.
    Atenciosamente;

    Dr Filipe Miranda Milagres Araujo - Neurologista
    CRMMG 57.153
    RQE 42.850

    1
    Dr. Filipe Milagres
    Dr. Filipe Milagres
    Neurologia
    Barbacena / MG
    Solicitar agenda
Gostaria de saber sobre a esclerose múltipla. Quais os medicamentos para evitar surtos e voltar a andar, sem cansaço?
  • Na esclerose múltipla o fundamental é um seguimento do caso de forma adequada a intervalos curtos (3 ou 4 meses), pois cada caso progride de uma maneira diferente e às vezes de forma inesperada.
    É fundamental ter um médico ao qual possa recorrer quando se tem uma dúvida e que se encontre sempre à sua disposição para atendimento.
    Existem vários medicamentos e a indicação destes varia conforme o que está acontecendo no momento.

    1
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Neurologia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Espondilite anquilosante pode ser tratado por neurologista?
  • Na espondilite anquilosante a coluna se torna rígida e podem aparecer sintomas neurológicos, daí muitas vezes ser o neurologista o primeiro médico consultado e o que faz o diagnóstico do problema. Muitas vezes assim o neurologista orienta o tratamento.
    Não é tão importante em doenças auto-imunes, como é o caso aqui, qual a especialidade do médico que faz o tratamento, mas sim sua familiaridade com a situação, pois se trata de doença pouco comum e poucos profissionais a conhecem bem.

    1
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Neurologia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Minha filha tem sete anos e ainda não sabe as cores, letras, números. Não sei mais o quer fazer...
  • Leve a sua filha em um pediatra e ele orientará como você deve proceder. Outro passo importante é uma avaliação oftalmológica.

    1
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
Bom dia, meu filho tem 12 anos e ainda está na 2ª série do primário. Ele não consegue escrever direito e não concentra nos estudos. Outros comportamentos são normais. É preciso alguma consulta com especialista?
  • Sim. Seria interessante ele ser avaliado pelo neurologista pediátrico (NEUROPEDIATRA) e, até mesmo, por um neuropsicólogo e pedagogo - para que o futuro de seu filho seja garantido e para que você também fique mais tranquilo(a).

    0
    Drª. Talisia Nascimento Vianez
    Drª. Talisia Nascimento Vianez
    Neurologia
    Manaus / AM
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.