Neurologia - Perguntas respondidas
-
Olá, tudo bem? Espero que continue sem crises convulsivas. Bom, vamos lá: é difícil afirmar que se poderá ou não haver recidivas das convulsões. Na infância, devido à imaturidade do sistema nervoso central, podem ocorrer crises convulsivas que cessam com o passar dos anos e nunca mais voltam - só para ilustrar, estima-se que até 10% das crianças podem ter epilepsia. Uma pequena porcentagem das pessoas poderá vir a apresentar crises convulsivas na vida adulta, dependente do tipo de epilepsia apresentada na infância. Uma vez que o(a) senhor(a) já está há 4 anos sem medicamentos e sem crises convulsivas, recomendo que viva normalmente a sua vida e, caso apresente algum sintoma que o deixe em alerta, procure um neurologista clínico. Um abraço e espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvida.
-
A presença de dormência em mãos e pés, como se a pessoa estivesse luvas e botas, é descrita como um dos sintomas de polineuropatia e é constante. Se sua dormência é apenas esporádica, isto pode ser um sinal de hipoglicemia, devida por exemplo a jejum prolongado, contudo no seu caso são necessárias mais informações.
-
Olá, tudo bem? Teoricamente o uso de Sertralina poderá ocasionar manchas roxas ou vermelhas na pele, sendo que tais efeitos colaterais são raros, incomuns. Caso esteja experimentando tais lesões cutâneas, fale com seu médico sobre o surgimento destas manchas. Um abraço e espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida.
-
Olá, tudo bem? Falar e gritar durante o sono é uma parasomnia, sendo uma ocorrência comum e que nem sempre necessita de cuidados médicos - cerca de 5% dos adultos têm este problema e 50% das crianças entre 3 e 10 anos de idade. O problema ocorre quando esta fala acaba atrapalhando o seu sono ou de seu cônjuge, uma vez que a conversa durante o sono pode gerar reações violentas ou mesmo tenha conteúdos inadequados. Se estiver tendo sonolência diurna ou se seu cônjuge está reclamando (algumas vezes, até os vizinhos se incomodam pelos gritos), recomendo procurar um neurologista clínico especialista em sono. Um abraço e espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas.
-
Olá, boa noite. Tudo bem? A Ritalina não deve ser utilizada para esta indicação, sendo uma medicação que inclusive poderá atrapalhar nos estudos, podendo ocasionar confusão mental, sonolência e impaciência, por exemplo, quando utilizada inadequadamente. Assim sendo, recomendo que faça uma avaliação com um neurologista clínico que poderá determinar o problema apresentado e indicar (ou não) o uso de Ritalina, se for o caso. Um abraço e um Feliz 2016!