Doutor Responde
Login

Neurologia - Perguntas respondidas

Um paciente teve traumatismo craniano decorrente de acidente motociclístico, ele faz uso de fenitoína desde 2006, porém vem sofrendo crises convulsivas. O que fazer?
  • Pelo caso relatado, provavelmente ele se tornou epiléptico após o traumatismo cranioencefálico decorrente do acidente motociclístico. Na maioria das vezes, ocorre devido à uma lesão cerebral em que a causa é denominada estrutural. É necessário uso contínuo e correto de fármaco antiepiléptico, que deverá ser escolhido conforme o tipo de crise, o perfil do paciente (idade, sexo, outra comorbidades prévias, medicamentos de uso...) e o custo-benefício. Recomendo acompanhamento neurológico para avaliar a possibilidade de troca do medicamento e acompanhamento.
    Abraço!

    Dr Filipe Miranda Milagres Araujo - Neurologista
    CRMMG 57153
    RQE 42.850

    0
    Dr. Filipe Milagres
    Dr. Filipe Milagres
    Neurologia
    Barbacena / MG
    Solicitar agenda
Meu olho direito está repuxando, qual é o problema?
  • Olá, bom dia. Precisamos verificar uma série de características quando a pessoa tem esse tipo de queixa. Se dura muito tempo, se conseguimos ver o repuxamento quando examinamos ou se é uma sensação interna da pessoa, se persiste, etc. Portanto, o mais indicado é procurar um neurologista para avaliação e tratamento se necessário.

    0
    Drª. Renata Areza Fegyveres
    Drª. Renata Areza Fegyveres
    Neurologia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Meu filho teve convulsão, seria bom consultar com neurologia pediátrica para fazer algum tipo de exames, pois tenho medo que volte a acontecer. Que tipo de exame é viável fazer?
  • Bom dia!

    O primeiro episódio de crise convulsiva da vida deve sempre ser investigado por um espacialista (Neurologista ou Neurologista Pediátrico). É muito importante, primeiramente, certificar-se se realmente foi um episódio sugestivo de crise convulsiva. Existem várias causas possíveis para um episódio de convulsão, a investigação envolve a realização de exames de imagem, laboratoriais e eletroencefalográfico. Mesmo sendo uma crise única, pode ser necessário o início de tratamento com fármacos antiepilépticos. Portanto, é indicado consultar um especialista.

    Abraço!

     

    Dr. Filipe Miranda Milagres Araujo - Neurologista

    CRMMG 57153 / RQE 42850

    0
    Dr. Filipe Milagres
    Dr. Filipe Milagres
    Neurologia
    Barbacena / MG
    Solicitar agenda
Tenho dificuldades na interação e no desenvolvimento do meu filho de 5 anos, suspeito de TEA em grau leve, qual médico devo procurar pra ter um diagnóstico?
  • Você pode procurar um neuropediatra ou psiquiatra infantil. Ambos ajudarão você nesse diagnóstico.

    Abraço.

    1
    Dr. Fernando Jose de Sousa
    Dr. Fernando Jose de Sousa
    Neurologia
    Alfenas / MG
    Solicitar agenda
Tenho insônia, qual profissional devo procurar, um neurologista ou um psiquiatra?
  • Ambos os profissionais podem tratar, pois se trata de condição clínica comum, o neurologista costuma ser o especialista mais procurado inicialmente, caso seja identificada condição psiquiátrica associada ou como possível causa, o paciente seria encaminhado ao colega psiquiatra.

    1
    Dr. Adolfo Vasconcelos de Albuquerque
    Dr. Adolfo Vasconcelos de Albuquerque
    Neurologia
    Maceió / AL
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.