Doutor Responde
Login

Neurologia - Perguntas respondidas

Tenho muita dor de cabeça e se tornou frequente, sendo que já fiz uma cirurgia de retirada de um tumor cerebral ("cavernoma") e depois de três anos essa dor de cabeça está me tirando o sono.
  • Olá, a sua dor de cabeça pode ou não ter a ver com o cavernoma. Caso queira e para avaliar melhor, o ideal é marcar uma consulta a fim de investigar a causa deste sintoma.

    0
Minha mãe foi avaliada, num tempo máximo de uns cinco minutos e foi diagnosticada com Alzheimer. Estou com receio de dar a medicação sem a realização de exames complementares. O que eu faço?
  • Se você tem dúvida sobre o diagnóstico, sempre vale a pena consultar uma segunda opinião. Em geral, o adequado é a realização de alguns testes no consultório (pequenas perguntas e tarefas). Também costuma-se solicitar alguns exames para excluir outros diagnósticos. O diagnóstico de Doença de Alzheimer é clínico, ou seja, não tem nenhum exame que confirma a doença, porém existem alguns problemas de saúde que podem simular ou agravar o quadro, por isso, pedimos alguns exames.

    40
    Dr. Fernando Jose de Sousa
    Dr. Fernando Jose de Sousa
    Neurologia
    Alfenas / MG
    Solicitar agenda
Tenho dores de cabeça com frequência, do lado direito, dores essas que começam leve e aumentam rapidamente, como se apertassem a cabeça.
  • Bom dia!

    Dor de cabeça é uma queixa muito comum em consultórios neurológicos. Existem centenas de tipos e causas descritos. Na maioria das vezes é uma doença benigna, chamada cefaleia do tipo tensional. Em muitas vezes, as dores podem ocorrer com frequência, ou até diariamente, o que compromete a qualidade de vida do indivíduo. Existem critérios, desenvolvidos pela Sociedade Internacional de Cefaleia, para diagnosticar a maioria das dores. Geralmente dor de cabeça unilateral e, moderada à intensa (como a que descreveu), trata-se de enxaqueca, porém é necessário outros critérios para fechar o diagnóstico. O ideal, seria uma consulta neurológica, para poder esclarecer qual o tipo de dor de cabeça que você tem, se necessita ou não fazer exames, e se há indicação de iniciar um tratamento.

    Espero ter ajudado!

    Abraço!

     

    Dr. Filipe Miranda Milagres Araujo

    CRMMG 57153

    RQE 42850

    50
    Dr. Filipe Milagres
    Dr. Filipe Milagres
    Neurologia
    Barbacena / MG
    Solicitar agenda
Teno sentido muita dor de cabeça inclusive enquanto durmo. Essa dor é contínua. Tenho tonturas várias vezes durante o dia. Isso virou algo frequente do meu dia estou muito preocupada. Não sei se vou a um clínico ou diretamente a um neuro. O que faço?
  • A especialidade mais indicada, para o caso que descreve, certamente é a Neurologia. Existem centenas de tipos e causas de cefaleia ("dor de cabeça") e, muitas vezes, dores simples e infrequentes podem se tornar frequentes ou crônicas e interferir de forma negativa nas atividades diárias da pessoa e na qualidade de vida. É necessário saber qual o tipo da dor de cabeça que descreve (se preenche algum critério de diagnóstico), há quanto tempo manifesta a dor, se há algum sinal de alerta para dor de cabeça secundária (quando está associada à uma condição que reconhecidamente é uma causa de cefaleia, seja uma lesão cerebral, uma perturbação vascular ou uma infecção, por exemplo), se há indicação de realizar exames ou de tratamento medicamentoso. Portanto, indico um Neurologista para ter uma abordagem mais completa e especializada da sua dor de cabeça.

    Dr. Filipe Miranda Milagres Araujo
    CRMMG 57.153
    RQE 42.850

    21
    Dr. Filipe Milagres
    Dr. Filipe Milagres
    Neurologia
    Barbacena / MG
    Solicitar agenda
Um paciente teve traumatismo craniano decorrente de acidente motociclístico, ele faz uso de fenitoína desde 2006, porém vem sofrendo crises convulsivas. O que fazer?
  • Pelo caso relatado, provavelmente ele se tornou epiléptico após o traumatismo cranioencefálico decorrente do acidente motociclístico. Na maioria das vezes, ocorre devido à uma lesão cerebral em que a causa é denominada estrutural. É necessário uso contínuo e correto de fármaco antiepiléptico, que deverá ser escolhido conforme o tipo de crise, o perfil do paciente (idade, sexo, outra comorbidades prévias, medicamentos de uso...) e o custo-benefício. Recomendo acompanhamento neurológico para avaliar a possibilidade de troca do medicamento e acompanhamento.
    Abraço!

    Dr Filipe Miranda Milagres Araujo - Neurologista
    CRMMG 57153
    RQE 42.850

    0
    Dr. Filipe Milagres
    Dr. Filipe Milagres
    Neurologia
    Barbacena / MG
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.