Nefrologia - Perguntas respondidas
-
Olá!
A maioria dos cálculos são formados devido a baixa ingesta de água, o que está relacionado ao pouco volume urinário. A ardência pode ocorrer no seu caso basicamente por 2 motivos: infecção urinária ou algum pequeno cálculo que passou e machucou a sua uretra. Sugiro que você faça uma consulta com um urologista ou nefrologista.
-
Não há cura ainda para esse problema, que em sua forma mais comum é herdada e posteriormente transmitida para 50% dos filhos. Muito estudos estão sendo realizados com drogas para retardar a formação dos cistos e, com isso, tentar parar a perda de função renal. Infelizmente não a temos ainda... Os cuidados com fatores de progressão como diabetes sobreposto, hipertensão, possivelmente evitar xantinas (cafeína) e alguns diuréticos podem retardar, mas infelizmente não param a progressão. Aconselhamento genético é importante para quem quer ter filhos. Diálise e transplante estão indicados nos casos bem avançados. Acompanhe com um nefrologista.
-
A codeína não é nefrotóxica, mas o diclofenaco, por ser anti-inflamatório não esteroidal pode ter consequências renais. Caso haja uma doença renal crônica estabelecida, com elevação de creatinina ou alguma alteração estrutural como Rins Policísticos, há associações mais inertes ao rim, como aquelas nas quais a codeína é associada ao paracetamol (Tyler, Paco). Se não houver doença renal estabelecida, o uso moderado de curta duração pode ser tolerado.