Nefrologia - Perguntas respondidas
-
Prezado(a) Sr.(a), sim, é possível que seja um problema nos rins, ou não. Somente a consulta com um especialista poderá estabelecer um diagnóstico preciso. Após esse diagnóstico, será conversado sobre as opções de tratamento - caso seja necessário.
-
Não há uma regra absoluta para isso. Em geral ao redor de 10%, ou sendo mais preciso, com a filtração glomerular chega a aproximadamente 10 ml/min. Porém isso é variável, dependo de sintomas ou alterações laboratoriais que podem antecipar ou postergar a necessidade. No seu caso, o mais importante é fazer revisões frequentes com algum colega nefrologista, para que os cuidados com dieta, medicações, manejo da pressão arterial etc. sejam feitos. Além disso, devem ser discutidos e explicados bem os diferentes métodos: hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal.
-
Bom dia! Sem dúvida deves procurar imediatamente um nefrologista para avaliar bem a situação. A formação de cálculos (pedras) nesses casos deve ser investigada para prevenir a formação de novas pedras. Em relação aos cálculos já existentes, o nefrologista ou urologista precisam ver as imagens e definir a necessidade de remoção ou tratamento.
-
Bom dia! Nesse seu caso o médico a quem deve recorrer é um Urologista, com brevidade! Cálculo no ureter que não passa espontaneamente pode acarretar além de dor e infecção, perda da função renal. Portanto, é necessário que realmente procure especialista para verificar se o cálculo ainda está presente e, se for assim, programar a retirada do mesmo!