Nefrologia - Perguntas respondidas
-
Olá!
Existe uma classificação para cistos renais chamada Bosniak que agrupa os cistos conforme a sua complexidade. Dependendo da descrição do exame de US indicamos uma tomografia para classificá-lo como benigno ou sugestivo de malignidade (Bosniak). Na maioria das vezes, são benignos e a conduta é conservadora com acompanhamento. De qualquer forma, ele precisa ser avaliado por um nefrologista ou urologista.
Att.
-
Bom dia. Nunca devemos considerar um exame de forma isolada. A creatinina no sangue é utilizada para termos ideia da capacidade de filtração dos rins. Quanto mais elevada, menor a filtração. Esse número isolado nos faz pensar em talvez alguma pequena redução da função renal. Mas ela sofre influência alimentar, massa muscular, medicamentos usados, etc. Para poder responder a essa sua pergunta, deveríamos estar a par de sua condição clínica geral, massa muscular, medicações, tipo de dieta nos dias que antecederam ao exame. Sugiro que esse exame seja repetido, e que você vá a uma consulta com um colega nefrologista para verificar a presença ou não de riscos/doença renal.
-
Pesquisar causas de hipertensão refratária, que é aquela não controlada pelo uso de mais de três classes diferentes de anti-hipertensivos. O diagnóstico se dá pela procura de causas de hipertensão resistente como estenose de artéria renal, feocromocitoma, entre outros. O nefrologista é um bom médico indicado para isso, mas também pode ser feito pelo cardiologista.
-
Olá!
A doença renal crônica quando avançada pode levar ao acúmulo de líquidos no organismo. Preciso saber o valor da sua Creatinina sérica para calcular qual a função do seu rim. Porém, como também é diabético e hipertenso, tem risco de ter problemas cardíacos que também levam ao "inchaço". Você deverá fazer uma avaliação mais detalhada com um médico nefrologista.
-
Bom dia! Certamente com esses exames o senhor deve com brevidade procurar um nefrologista para avaliar as causas, definir se essa alteração é aguda (quer dizer, de instalação recente) ou crônica (de instalação mais antiga e progressiva), definir cuidados alimentares e discutir possibilidades de tratamento.
-
Olá! Pelos dados que você informou a sua função renal já está muito comprometida. Além da dieta, o controle rigoroso da sua pressão arterial é mandatório. Sugiro que faça um acompanhamento rigoroso com o nefrologista para que consiga ficar o maior tempo possível em tratamento conservador e saiba a hora certa de iniciar tratamento dialítico.