Doutor Responde
Login

Infectologia - Perguntas respondidas

Uma pessoa com Herpes Zóster, deve ser consultado por um infectologista ou por um dermatologista?
  • Herpes zóster é um quadro que se caracteriza por lesões cutâneas e dor intensa, devido a que o vírus se dissemina pelo nervo. Por isso, a dor segue um padrão linear. A dor por lesões cutâneas se denomina nevralgia pós-herpética. Controla com medicamentos para dor específicos. Pode consultar seu clínico geral, infectologista, geriatra.

    3
    Dr. Fernando Javier Hernandez Romero
    Dr. Fernando Javier Hernandez Romero
    Infectologia
    Salvador / BA
    Solicitar agenda
Bom dia. Meu tio tem 70 anos foi diagnosticado com herpes zóster e nas medicações não se deu antiviral apenas analgésicos, ansiolíticos e relaxantes musculares além de remédios para controlar pressão arterial. Ele está sentindo formigamento forte.
  • Bom dia, é necessário uma avaliação médica para analisar o tempo de início de sintomas, quais sintomas que ainda persistem para avaliar se ainda há indicação do uso de antiviral.

    0
    Drª. Cíntia Silva
    Drª. Cíntia Silva
    Infectologia
    Belo Horizonte / MG
    Marcar consulta
  • Bom dia.
    Este diagnóstico é relativamente frequente em pacientes idosos e a dor neuropática que esta infecção pode causar traz muito sofrimento aos pacientes.
    A sensação de formigamento, queimação, choque, furada na região onde as lesões apareceram é bem característico do quadro e requer tratamento específico. O antiviral pode ajudar na resolução mais rápida das lesões e diminuição das chances de surgimento das dores, embora nem sempre.
    O melhor tratamento disponível para este tipo de dor é o uso de uma medicação controlada, chamada neuroléptico, por vezes associada a um antidepressivo. É necessário acompanhamento médico para ajuste de dose e avaliação do tempo de tratamento.
    Minha sugestão: procure um neurologista ou infectologista de sua confiança.

    0
    Dr. Luciano Wagner de Melo Santiago Arraes
    Dr. Luciano Wagner de Melo Santiago Arraes
    Infectologia
    Medicina Intensiva
    Paulista / PE
    Marcar consulta
Meu marido testou positivo para covid, princípio de janeiro, já fez o IgG duas vezes e continua negativo. Por que ele não desenvolveu anticorpos? Eu tive na mesma época e 30 dias depois fiz o IgG e deu positivo.
  • Não temos exames de excelência para testar a imunidade. Depende também dos métodos do laboratório.
    O melhor é saber se teve PCR positiva, pois teve a doença, e continuar a se proteger porque poderá ter novamente.
    Aguardar a vacina.

    1
    • Drª. Daniela Ribeiro Tito Rosa
    1
    Drª. Cydia Alves Pereira de Souza
    Drª. Cydia Alves Pereira de Souza
    Infectologia
    Rio de Janeiro / RJ
    Marcar consulta
Minha namorada está com uma íngua depois que foi contaminada com sífilis. Foi feito o tratamento, mas não sumiu a íngua, será que tem alguma coisa a ver?
  • Se ela tem linfonodomegalia, tem várias causas virais, bacterianas e parasitárias que podem levar a isso. Precisa ir no seu infectologista para realizar avaliação completa.

    3
    Dr. Fernando Javier Hernandez Romero
    Dr. Fernando Javier Hernandez Romero
    Infectologia
    Salvador / BA
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.