Infectologia - Perguntas respondidas
-
O exame de sangue geralmente utilizado para diagnóstico de toxoplasmose é a sorologia, na qual dois tipos de anticorpo são avaliados: IgM e IgG. A interpretação deste resultado é baseada no comportamento esperado para esses anticorpos numa curva e, mesmo para profissionais experientes, pode não ser tão óbvia. Se seu resultado deu IgM positivo, é possível que tenha uma infecção aguda, neste caso deve procurar um infectologista, mesmo que não tenha sintomas, e se for uma gestante, deve fazê-lo com bastante urgência. Se seu exame foi positivo apenas para IgG (com IgM negativo), é provável que seja decorrente de uma infecção já antiga, mas procure um infectologista assim mesmo. Caso tenha notado perda na qualidade da visão, independente de qual foi o tipo de anticorpo positivo, procure um oftalmologista com urgência.
-
É comum o aparecimento de bactéria na urina após o uso de sonda, mas nem sempre é necessário tratar com antibiótico. A indicação de tratamento vai depender do sintoma, além de algumas condições especiais como histórico de cirurgia com envolvimento do trato urinário e gravidez, por exemplo. Quando indicado, o tratamento é feito com antibiótico, que deve ser escolhido de acordo com o antibiograma (quando disponível), dependendo ainda da presença de complicações clínicas como pielonefrite e gestação, por exemplo. Sugiro que converse com seu médico sobre o resultado e, se tiver alguma dúvida que ele não saiba esclarecer, pode procurar a ajuda de um urologista, nefrologista ou infectologista.
-
Olá! A sarna (escabiose) geralmente costuma demorar um pouco para melhorar, mesmo com o tratamento adequado. Um aspecto importante no tratamento é a troca diária de roupas durante o período de uso das medicações para evitar que ocorra reinfestação. A associação de loções corporais escabicidas, sabonete escabicida ou antisséptico e medicação oral específica torna o tratamento mais eficaz.
Att.


