Infectologia - Perguntas respondidas
-
Olá!! Atualmente, toda pessoa infectada pelo HIV, independente dos resultados de carga viral ou CD4, deve iniciar o coquetel o quanto antes. Isso porque está demonstrado que o início precoce do tratamento é mais benéfico para esses pacientes do que o início tardio, visto que retarda a progressão para AIDS e melhora a sobrevida.
Att.
-
A esporotricose é uma doença causada por um tipo de fungo para o qual a cefalexina não teria efeito, pois este medicamento só tem ação contra bactérias. O tratamento específico para esporotricose não é simples e necessita acompanhamento médico durante todo o tratamento até alguns meses depois, pois pode haver reativação da doença. O melhor antifúngico para tratamento tem uma série de contraindicações e pode não funcionar dependendo do tipo de alimentação do paciente. O tempo de tratamento é geralmente longo, e varia de acordo com as características da lesão inicial e evolução do paciente. Sugiro que procure um infectologista ou dermatologista e, quando for marcar a consulta, pergunte se o médico tem experiência neste tipo de doença.
-
O exame de sangue geralmente utilizado para diagnóstico de toxoplasmose é a sorologia, na qual dois tipos de anticorpo são avaliados: IgM e IgG. A interpretação deste resultado é baseada no comportamento esperado para esses anticorpos numa curva e, mesmo para profissionais experientes, pode não ser tão óbvia. Se seu resultado deu IgM positivo, é possível que tenha uma infecção aguda, neste caso deve procurar um infectologista, mesmo que não tenha sintomas, e se for uma gestante, deve fazê-lo com bastante urgência. Se seu exame foi positivo apenas para IgG (com IgM negativo), é provável que seja decorrente de uma infecção já antiga, mas procure um infectologista assim mesmo. Caso tenha notado perda na qualidade da visão, independente de qual foi o tipo de anticorpo positivo, procure um oftalmologista com urgência.
-
É comum o aparecimento de bactéria na urina após o uso de sonda, mas nem sempre é necessário tratar com antibiótico. A indicação de tratamento vai depender do sintoma, além de algumas condições especiais como histórico de cirurgia com envolvimento do trato urinário e gravidez, por exemplo. Quando indicado, o tratamento é feito com antibiótico, que deve ser escolhido de acordo com o antibiograma (quando disponível), dependendo ainda da presença de complicações clínicas como pielonefrite e gestação, por exemplo. Sugiro que converse com seu médico sobre o resultado e, se tiver alguma dúvida que ele não saiba esclarecer, pode procurar a ajuda de um urologista, nefrologista ou infectologista.