Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
Infelizmente não, pois a eritropoetina funciona em anemia por falta de produção na medula. A anemia da esferocitose hereditária é decorrente da hemólise (destruição das hemácias) e, deste modo, o uso de eritropoetina não é uma opção de tratamento.
-
A eritropoietina estimula a produção de glóbulos vermelhos, mas o problema na EH é estrutural, na membrana nas hemácias. Quanto maior o estímulo pela eritropoietina, mais hemácias defeituosas são produzidas, e elas serão destruídas na passagem pelo baço. O tratamento de escolha da EH é a cirurgia para remover o baço.
-
Vitaminas não elevam contagens de plaquetas, a não ser no caso específico de plaquetopenia causada por deficiência de vitamina B12 (comum em vegetarianos estritos e pacientes com anemia perniciosa). Ter 111.000 plaquetas não é "perigoso", pois esse número é suficiente para garantir bom funcionamento da hemostasia. Eu sugeriria que você procurasse um hematologista para se certificar de que a causa foi mesmo dengue.
-
Olá! O tipo sanguíneo é determinado por herança genética de múltiplos alelos e desta combinação surgem 4 tipos sanguíneos A, B, AB e O. Se os pais são A, a prole pode ser A ou O. Quando os pais são Rh positivo, os filhos podem ser Rh positivo ou negativo; no entanto, quando o Rh de ambos os pais é negativo, os filhos só podem ter Rh negativo. No seu caso, seu filho poderá ter tipo sanguineo A+, A-, O+ ou O-.
-
A princípio estas contagens estão abaixo dos valores de normalidade, podem estas associadas a situações que deverão ser investigadas, mas também pode estar associado a pseudoplaquetopenia (um novo exame coletado com anticoagulantes EDTA e citrato deverá esclarecer). Uma consulta com hematologista é necessária.