Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
Está preocupada com razão. Se há linfonodos *proeminentes* em várias cadeias (cervicais, supraclaviculares etc.), esse achado merece investigação e uma determinação da causa. Procure um hematologista para que ele peça os exames iniciais necessários. Conforme o resultado desses exames iniciais, ele poderá determinar se há necessidade de uma biópsia de linfonodo para esclarecimento do problema.
-
Depende da causa da hiperferritinemia (ferritina alta). A ferritina pode aumentar em situações de inflamação crônica do organismo, como doenças infecciosas ou reumatológicas, e nesse caso, não há restrição dietética necessária, uma vez que não há correspondência entre a ferritinemia e a quantidade de ferro no organismo. No entanto, quando a ferritina alta reflete verdadeiramente um aumento da quantidade de ferro no organismo (hemocromatose hereditária, por exemplo), é aconselhável restringir alimentos ricos em ferro e a vitamina C (que aumenta a absorção de ferro pelo intestino).
-
Não, essa não é uma contagem normal de plaquetas. Está significativamente acima do normal. O significado de uma contagem de plaquetas elevado depende sobretudo de como está o restante do hemograma, isto é, a série vermelha e a série branca. A correta interpretação desse achado requer uma consulta com o especialista.

