Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
Os valores normais de contagem de leucócitos (células brancas do sangue) dependem do sexo, idade e raça dos pacientes. Muitas vezes os equipamentos de hemograma estão configurados para emitir informações como "leucopenia" (diminuição do número de leucócitos), "leucocitose" (aumento do número de leucócitos). Esses valores devem ser analisados pelo médico juntamente com a história clinica e exame físico. Só o médico pode dizer se essa alteração tem significado clínico.
-
Vamos lá... Não existe trombose "bem espontânea". Os médicos classificam as tromboses em espontâneas (quando a história, o exame físico e os exames complementares não revelam algo que possa explicar a ocorrência de trombose) ou provocadas (quando algum fator desencadeante é encontrado, como cirurgias, fraturas, imobilização prolongada, câncer etc). Quanto às manchinhas, o melhor é marcar uma consulta quando elas aparecerem, para que o médico possa dizer se são púrpuras ou não.
-
Para melhor estudo do metabolismo do ferro, é necessário dosagem não só do ferro, mas também ferritina, transferrina e índice de saturação de transferrina. Aumento do ferro/ferritina no sangue tem diversas causas como inflamações, condições genéticas, excesso de suplementação com ferro ou excesso de transfusões de hemácias. Esta condição requer investigação detalhada com o médico.