Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
Minha sobrinha está se tratando desta enfermidade, suas plaquetas estão chegando a 2.400, ela está muito fraca. Gostaria de saber com toda sinceridade, tem cura? Ou vamos enfrentar uma batalha? Ela já está tratando há mais ou menos uns quatro meses.
-
Olá!
Não tenho informações complementares como idade, doenças crônicas, etc, mas plaquetopenia possui inúmeras causas que vão desde viroses a autoimunidade, portanto, um diagnóstico correto dessa causa é que irá determinar o prognóstico e as medidas terapêuticas adequadas e em muitos casos a cura é totalmente possível. Procure um Hematologista que irá acompanhar melhor o caso.
Em meu hemograma verificou-se a presença de plaquetas agregadas. Notadamente, o número das plaquetas está abaixo dos valores de referência ordenados pela OMS. Foi sugerido realizar nova contagem de plaquetas utilizando-se o citrato de sódio. Causa?
-
O tubo padrão de coleta para hemograma contém um anticoagulante chamado EDTA. É o contato com o EDTA que causa a agregação das plaquetas e o resultado falsamente baixo das contagens (pseudotrombocitopenia). O citrato de sódio é um anticoagulante alternativo, presente no tubo padrão para testes de coagulação, e não causa a agregação.