Doutor Responde
Login

Geriatria - Perguntas respondidas

Minha mãe tem 78 anos... não consegue tomar remédios, pois passa mal, com uma ânsia de matar, temos de levar ao PS. O mesmo se dá com antidepressivos. O que fazer?
  • Em primeiro lugar, é necessário que ela passe por uma avaliação clínica para que seja descartado algum problema físico (infecções, problemas de tireoide, deficiências vitamínicas) - caso sejam afastados esses problemas é preciso consultar um psiquiatra.

    0
    Dr. Luiz Antonio Gil Junior
    Dr. Luiz Antonio Gil Junior
    Clínica Médica
    Geriatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • É preciso vê-la pessoalmente para uma avaliação completa e precisa, mas há uma série de medicamentos que podem ser administrados por outras vias ou de outras formas. Um abraço.

    0
    Dr. Rodrigo Macarielli Correa
    Dr. Rodrigo Macarielli Correa
    Clínica Médica
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Boa tarde, tenho minha vó com 92 anos. Durante o dia ela passa bem, ao cair a noite ela começa a ficar agitada, fica um pouco fora de si, não dorme a noite inteira. Mesmo com medicamento pra ansiedade, no sono parece que nada faz efeito. É normal?
  • Olá... O caso de sua Avó exige cuidados Geriátricos e Gerontológicos. Ela é uma nonagenária que está apresentando um quadro de "Mal do Crepúsculo" "entardecer''; sugere quadro clínico alucinatório que devemos pensar em Síndrome Demencial. Seguem algumas sugestões iniciais:
    T.O.R. = Terapia de Orientação à Realidade;
    Associar um comprimido de Prometazina em períodos noturnos.
    Investigação Diagnóstica.

    ATT Prof. Rigolin CRM 58755 Médico Geriatra

    0
Dr., minha mãe tem 78 anos. Ela está passando por momentos muito difíceis de entender. Ultimamente ela foi internada por 12 dias, está meio depressiva, mas não é mais pelo problema que ela foi internada. É como uma manha, mas sério. Como agir?
  • A depressão não pode ser confundida com a manha. A depressão é uma doença, que afeta os neurotransmissores cerebrais e precisa ser diagnosticada corretamente e tratada corretamente. Claro que há características da personalidade das pessoas que facilitam ou dificultam o tratamento, mas isso será também avaliado pelo médico.

    0
    Drª. Luciana Pricoli Vilela
    Drª. Luciana Pricoli Vilela
    Clínica Médica
    Geriatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Minha mãe está com 72 anos e há alguns dias está com perda de memória. Não se lembra de algumas pessoas e fatos, números de telefones que ela tinha decorado. Estou necessitando de tratamento com geriatra e não sei como conseguir tal atendimento.
  • Ela realmente precisa ser avaliada. Perdas de memória muito agudas podem indicar doenças que até não estão diretamente ligadas ao cérebro e que, uma vez tratadas, permitem a recuperação da memória. Sugiro consultar mesmo um geriatra. Se não conseguir e ela piorar, talvez seja o caso de levá-la a um pronto socorro.

    0
    Drª. Luciana Pricoli Vilela
    Drª. Luciana Pricoli Vilela
    Clínica Médica
    Geriatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Minha mãe teve uma doença degenerativa e do começo ao final da mesma, que foi de 1 ano, 2 meses e 01 dia, ficou sofrendo e faleceu. Pode ser hereditário? Qual médico devo procurar? Tenho 52 anos.
  • É preciso saber que doença foi essa. No entanto, posso adiantar que a maioria das doenças neurodegenerativas embora tenham um componente genético quase nunca são hereditárias. Isso é: embora haja maior risco por ter tido um familiar com a doença, não necessariamente você herdou essa doença. De qualquer forma, você deve fazer um acompanhamento médico geral ou um checkup de rotina. Há muitas outras doenças mais comuns que podem ser evitadas ou tratadas se diagnosticadas cedo.

    0
    Drª. Luciana Pricoli Vilela
    Drª. Luciana Pricoli Vilela
    Clínica Médica
    Geriatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.