Endocrinologia e Metabologia - Perguntas respondidas
-
É importante avaliar o tamanho e as características dos nódulos. Geralmente em nódulos maiores que 1 cm ou que tenham características suspeitas, faz-se uma punção destes nódulos para decidir se são cirúrgicos ou não. Os nódulos menores que 1 cm e sem características suspeitas, são acompanhados clinicamente.
-
Olá.
Para diagnóstico de hipertireoidismo devem ter os exames de T4 livre, TSH e anticorpos antitireoidianos. -
Normalmente, os exames de TSH e T4 livre são suficientes para o diagnóstico de hipertireoidismo num paciente com sintomas compatíveis, mas também é recomendada a dosagem de T3. Deve-se investigar a causa do hipertireoidismo com a dosagem do TRAB (anticorpos antirreceptor de TSH), ultrassonografia ou cintilografia da tireoide. Antes de se iniciar uma droga antitireoidiana, recomenda-se, ainda, a realização de hemograma e transaminases (TGO e TGP). É importante sempre consultar um endocrinologista para condução adequada do caso.
-
A obesidade é uma doença crônica, então o tratamento deve ser feito pelo resto da vida. Os remédios costumam ajudar, mas também é necessário fazer mudança do estilo de vida, cuidando da alimentação, atividade física, etc. Sugiro que você passe numa consulta com endocrinologista a fim de fazer uma avaliação e adequar seu tratamento.