Rivotril - Perguntas respondidas
-
A menor dose de Rivotril (clonazepam) é de 0,25mg por comprimido. Porém, esse é um medicamento controlado que só pode ser usado com receita médica. A dose exata deve ser determinada pelo médico de acordo com cada paciente. Usar Rivotril por conta própria ou por muito tempo pode viciar e causar efeitos colaterais graves como tontura, confusão e falta de coordenação. Além disso, se você já usa Rivotril, evite parar de tomar Rivotril sem orientação médica, pois pode causar sintomas de abstinência. Mesmo a menor dose só deve ser usada sob supervisão médica rigorosa.
Marcar consulta
Dr. José Mateus dos Santos NetoMedicina Geral ComunitáriaMedicina Interna ou Clínica MédicaBrasília / DF
-
Estearato de magnésio é um sal, mas pode ser extraído de fontes animais ou vegetais ou ser produzido, quimicamente, em laboratório.
-
Não existe remédio "natural" que substitua o Rivotril* (clonazepam). Além disto, quando um extrato de planta (geralmente é isto que as pessoas chamam de "natural") funciona, é porque contém alguma substância química que funciona. Não existe outra possibilidade para a ação de uma droga, a não se atuando quimicamente no organismo, provenha ela da indústria farmacêutica ou de uma planta. E é mito achar que extratos de plantas são mais seguros que os remédios industrializados. Ao contrário, extratos de plantas tem muitos contaminantes, com frequência, além de conterem dezenas ou centenas de substâncias diferentes, das quais algumas podem até ser tóxicas.
-
O Rivotril* (clonazepam) pode levar a amnésia (dificuldades ou perda de memória) e aumenta os riscos de quedas, sobretudo em pessoas acima dos 40 anos e, eventualmente, a dependência. Entretanto, isto não significa que nunca possa ser usado - deve ser sempre usado por prescrição médica e, se o médico souber usar o remédio corretamente (quanto a indicações, a dose, e a duração do tratamento, ele pode ser um bom remédio. Jamais tome por conta própria.
-
Normalmente, em 40 dias não ocorre dependência, mas isto vai depender de características individuais (pessoas com ansiedade grave ou transtornos de uso de substâncias - "álcool e drogas") têm maior propensão a se tornarem dependentes. Normalmente, é recomendável fazer uma redução gradual da dose, antes da suspensão. A velocidade da redução depende de cada paciente, para que ela seja bem sucedida.
