Puran T4 - Perguntas respondidas
-
Procure um profissional médico pois são sintomas comuns de muitas doenças, mas uma das mais frequentes poderia ser hipertensão arterial, ou seja, pressão alta.
-
A Levotiroxina sódica é o tratamento padrão para reposição hormonal em pacientes com hipotireoidismo, especialmente após uma tireoidectomia total. Quando há reações alérgicas a este medicamento, pode ser um desafio encontrar uma alternativa segura, pois a Levotiroxina não deve ser manipulada ou substituída de forma inadequada.
 
Aqui estão algumas alternativas e considerações:
1. Uso de outros tipos de levotiroxina
 
Formas líquidas: Existem versões líquidas de Levotiroxina, que podem ser uma opção para pacientes com intolerância ao excipiente (substâncias adicionais na formulação do comprimido), como corantes ou conservantes.
Marcas alternativas: Algumas marcas de Levotiroxina podem ter diferentes excipientes, e a troca entre elas, com supervisão médica, pode ser útil para evitar reações alérgicas a componentes específicos.
 
2. Hormônio tireoidiano combinado
 
Em alguns casos, um endocrinologista pode optar por tratamentos com hormônio tireoidiano combinado (como T3 e T4 em forma de medicamentos), que oferece uma combinação de levotiroxina e liotironina (T3). Embora esse tratamento seja menos comum, pode ser uma opção em casos específicos.
 
3. Uso de hormônio natural de glândula suína
 
Para algumas pessoas, Hormônio tireoidiano de origem animal (dessecado de glândulas suínas) pode ser uma alternativa, embora não seja a primeira escolha devido à variabilidade na dosagem e à possibilidade de reações alérgicas a proteínas presentes.
 
4. Consulta com especialista
 
O mais importante é sempre consultar um médico antes de tentar qualquer substituição. A monitoração frequente dos níveis hormonais será necessária para garantir que a reposição tireoidiana seja eficaz e segura.
 
Essas alternativas devem ser discutidas com seu médico, que pode considerar outras estratégias, como ajustar a dose ou buscar uma formulação diferente que cause menos reações adversas.
-
Pode ser. O ideal é avaliar com seu(sua) médico(a) assistente.