Urologia - Perguntas respondidas
-
O testículo é um órgão bastante sensível. Diversas situações podem causar dor, desde problemas vasculares como varicocele até mesmo processos inflamatórios e infecciosos.
O importante é passar por uma avaliação médica detalhada e realizar exames complementares para elucidar o quadro.
Att.
-
Não existe 100% de segurança. A cada 2000 vasectomias, em 1 ocorre recanalização espontânea, que significa que os deferentes (que foram seccionados na cirurgia) voltam a se ligar e permitir a passagem de espermatozóides. Isto é raro, mas pode acontecer e não depende do cirurgião, mas do seu próprio corpo e capacidade de regeneração (esta recanalização pode ocorrer em qualquer época de sua vida).
De qualquer forma, o recomendado é que seja feito um espermograma de controle após aproximadamente 25 ejaculações (depois de realizada a vasectomia) e se neste espermograma não tiver mais nenhum espermatozóide, a relação sexual é liberada.
-
OLÁ! SOBRE A CIRURGIA CONTRACEPTIVA MASCULINA ("VASECTOMIA") RECOMENDO A CONTAGEM DE 25 EJACULAÇÕES EM DIAS ALTERNADOS, QUE PODEM SER INICIADAS APROXIMADAMENTE 5 A 7 DIAS APÓS O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO, CASO NÃO EXISTAM COMPLICAÇÕES. APÓS TAL PERÍODO, SEMPRE se UTILIZANDO AINDA ALGUM MÉTODO CONTRACEPTIVO (PRESERVATIVOS / PÍLULAS) O EXAME DE ESPERMOGRAMA JÁ PODE SER REALIZADO, SENDO ENTÃO POR VOLTA DE 60 DIAS APÓS A OPERAÇÃO! TAL ESPERMOGRAMA DEVE SER CRITERIOSAMENTE AVALIADO PARA A CONFIRMAÇÃO OU NÃO DE AZOOSPERMIA, QUE SIGNIFICA A AUSÊNCIA DE ESPERMATOZÓIDES NO LÍQUIDO EJACULADO. APÓS ESSE PERÍODO E APÓS A CONFIRMAÇÃO DESTE RESULTADO DE LABORATÓRIO, A VASECTOMIA PODE SER CONSIDERADA "UM SUCESSO". Att.: Dr. Gunther L. Rodrigues-Jales/SP
-
Ele vai acompanhar o PSA e se continuar subindo, deverá fazer nova biópsia.
Quanto à ereção, há várias medicações tando via oral, como injeções intracavernosas para melhorar a disfunção erétil.
Porém, primeiro deve-se avaliar colesterol, triglicérides, glicemia e taxas hormonais para definir o tratamento.