Urologia - Perguntas respondidas
-
Sim. O tratamento é realizado com antibiótico (Penicilina) com sucesso na maioria dos casos.
-
Você deve procurar um posto de saúde próximo a sua residência. Agendar uma consulta com um clínico geral que fará os encaminhamentos necessários para resolução do problema.
Equipe médica Centralx
-
Provavelmente será necessário uma abordagem cirúrgica para seu caso: Cistolitotomia ou Cistolitotripsia Endoscópica. Entretanto, a maioria dos cálculos vesicais está associado a alguma outra patologia. Nos homens acima dos 50 anos, a mais comum é a Hiperplasia Prostática Benigna. Daí, se esta patologia associada não for tratada adequadamente há o risco de recidiva dos cálculos.
De acordo com o correto diagnóstico das possíveis patologias associadas e os recursos existentes na sua região, será decidido em conjunto com seu urologista a melhor abordagem para seu caso.
-
A ultrassonografia não detecta 100% dos cálculos, sobretudo aqueles localizados no ureter (que é o canal que leva a urina dos rins até a bexiga). Os cálculos no ureter geralmente causam muito mais sintomas que aqueles nos rins. Quem tem um cálculo renal, tem maior chance de ter outros cálculos nas vias urinárias e o melhor exame para detectar é a Tomografia.
Somente após uma avaliação mais adequada é que seu urologista poderá definir melhor se será necessário cirurgia no seu caso.
-
Não, existem outras condições que podem aumentar o PSA. Seu pai precisa ser avaliado por um urologista, levando o exame realizado. Uma condição comum que pode causar aumento do PSA é a hiperplasia benigna da próstata.
Equipe médica Centralx