Urologia - Perguntas respondidas
-
Não existe 100% de segurança. A cada 2000 vasectomias, em 1 ocorre recanalização espontânea, que significa que os deferentes (que foram seccionados na cirurgia) voltam a se ligar e permitir a passagem de espermatozóides. Isto é raro, mas pode acontecer e não depende do cirurgião, mas do seu próprio corpo e capacidade de regeneração (esta recanalização pode ocorrer em qualquer época de sua vida).
De qualquer forma, o recomendado é que seja feito um espermograma de controle após aproximadamente 25 ejaculações (depois de realizada a vasectomia) e se neste espermograma não tiver mais nenhum espermatozóide, a relação sexual é liberada.
-
OLÁ! SOBRE A CIRURGIA CONTRACEPTIVA MASCULINA ("VASECTOMIA") RECOMENDO A CONTAGEM DE 25 EJACULAÇÕES EM DIAS ALTERNADOS, QUE PODEM SER INICIADAS APROXIMADAMENTE 5 A 7 DIAS APÓS O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO, CASO NÃO EXISTAM COMPLICAÇÕES. APÓS TAL PERÍODO, SEMPRE se UTILIZANDO AINDA ALGUM MÉTODO CONTRACEPTIVO (PRESERVATIVOS / PÍLULAS) O EXAME DE ESPERMOGRAMA JÁ PODE SER REALIZADO, SENDO ENTÃO POR VOLTA DE 60 DIAS APÓS A OPERAÇÃO! TAL ESPERMOGRAMA DEVE SER CRITERIOSAMENTE AVALIADO PARA A CONFIRMAÇÃO OU NÃO DE AZOOSPERMIA, QUE SIGNIFICA A AUSÊNCIA DE ESPERMATOZÓIDES NO LÍQUIDO EJACULADO. APÓS ESSE PERÍODO E APÓS A CONFIRMAÇÃO DESTE RESULTADO DE LABORATÓRIO, A VASECTOMIA PODE SER CONSIDERADA "UM SUCESSO". Att.: Dr. Gunther L. Rodrigues-Jales/SP
-
Bom dia,
No seu caso é importante realizar a biópsia de próstata para o diagnóstico. Você tem alterações no exame que apontam para a necessidade da biópsia para o diagnóstico de câncer de próstata. Mas é muito importante que o senhor se tranquilize e mesmo que seja diagnosticado o câncer de próstata, atualmente existem formas de tratamento para a doença com alta taxa de cura.
Recomendo o livro do Dr Mirandolino: "Sem medo do dedo" feito para os pacientes.
Se o seu receio for em relação à biópsia, existe um risco pequeno de sangramento urinário, sangramento com as fezes que é transitório. Em geral, o exame é feito com anestesia local ou sedação.
Fique tranquilo, siga as orientações do seu urologista.
Atenciosamente. -
Olá! Concordo com a opinião dos colegas, mas gostaria de lembrar aos pacientes algumas causas de P.S.A. elevado com significado de falso positivo (ou seja: o exame está alterado, mas não quer dizer que há câncer). Por exemplo: coleta do sangue para o P.S.A. após a realização do toque retal da próstata (até 4 semanas após!), ciclismo e equitação (até 2 semanas após!), manipulações do trato urinário inferior como sondagens uretrais, estudo urodinâmico e ainda situação inflamatórias e/ou infecciosas como nas infecções urinárias/Prostatites (agudas e crônicas) e ainda as inflamações do trato gastrointestinal (hemorroidas, proctite, retite, colite). Sem dúvida é necessário o seguimento adequado e não apenas uma única consulta. Att.: Dr. Gunther L. Rodrigues-Jales/SP.
-
A biópsia da próstata tem por principais riscos: Infecção e Sangramento. Por este motivo, você deverá tomar antibióticos nos primeiros dias após a biópsia e restringir suas atividades. Sangramentos discretos na urina, fezes e no esperma são comuns e não causam nenhum malefício. A biópsia serve para confirmar a presença de um câncer na próstata ou qual a outra causa para seu PSA elevado (HPB = Próstata Crescida ou Prostatite = inflamação). Seu médico fez bem em solicitar a biópsia, pois somente com o diagnóstico de Tumor de próstata que se pode dar o tratamento mais correto. E quanto antes for dado o diagnóstico, melhor.
-
Olá! Seu marido precisa de avaliação e exames, pode ser uma inflamação do testículo ou apenas dor devido ao esforço na hora do sexo. É importante procurar um urologista para examinar. Abraços.
-
A dor na bolsa escrotal é um sintoma que pode corresponder a diversas patologias das mais variadas naturezas, entre as quais: varicocele (veias dilatadas), hidrocele (líquido), orquite (inflamação), hérnia ou mesmo a presença de neoplasia.
Portanto, ele deve procurar o urologista que vai investigar a possível causa de sua dor.