Sintomas da depressão são quais?
-
Sensação de tristeza, desânimo, falta de prazer nas coisas que faz, mesmo naquelas das quais normalmente gosta. Insônia ou excesso de sono, falta de apetite ou apetite exagerado, dificuldades de concentração, ideias tristes ou negativas a seu próprio respeito e a respeito do mundo (vai do pessimismo exagerado a ideias de culpa ou pensamentos de que não há saídas para os problemas nem "luz no fim do túnel", por vezes, a pessoa sente que não vale a pena viver ou mesmo pensa em matar-se), diminuição do desejo sexual, dificuldade de fazer as tarefas de seu dia-a-dia (às vezes a pessoa faz tudo com perfeição, mas se sente mal e às custas de um tremendo esforço).
Nem todos os sintomas precisam estar presentes ao mesmo tempo e somente um psiquiatra pode decidir se se trata, realmente, de um caso de depressão e o tratamento que deve ser feito. -
Além de HUMOR (estado de ânimo) DEPRIMIDO (sentir-se deprimido a maior parte do tempo, quase todos os dias) e ANEDONIA (redução do prazer e interesse para realizar a maioria das atividades) são sintomas da depressão:
1) alteração de peso (perda ou ganho de peso não intencional)
2) distúrbio de sono (insônia ou sonolência excessiva, praticamente diárias) - geralmente insônia terminal (acordar mais cedo do que o normal, com sono que não repousa e sonolência diurna nos quadros mais depressivos). Pode haver dificuldade em iniciar o sono (quadros com maior ansiedade). Nos dois casos o sono não é reparador.
3) problemas psicomotores (agitação ou apatia psicomotora, quase todos os dias) - falta de energia para realizar as tarefas habituais
4) fadiga ou perda de energia constante
5) culpa excessiva (sentimento permanente de culpa e inutilidade)
6) dificuldade de concentração (habilidade diminuída para pensar ou concentrar-se)
7) ideias suicidas (pensamentos recorrentes de suicídio ou morte)
8) baixa autoestima
9) alteração da libido (a redução da vontade de se relacionar sexualmente costuma ser um dos sintomas iniciais de um quadro depressivo)
Muitas vezes, no início, os sinais da enfermidade podem não ser reconhecidos. É uma doença de evolução insidiosa (lenta). No entanto, nunca devem ser desconsideradas possíveis referências a ideias suicidas ou de autodestruição. -
Anedonia, crises de choro, desânimo, perda da libido e do apetite, emagrecimento ou ganho de peso excessivos, falta de energia, desespero, vontade de morrer ou de se suicidar, pensamentos negativos, desesperança, apatia, disfunção executiva, perda de produtividade, tristeza marcante, luto prolongado, entre outros.