Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Caro internauta, caso não tenha como arcar com os custos de tal procedimento, busque atendimento pelo SUS em um posto de saúde mais próximo e solicite ao médico generalista que lhe avaliar que te encaminhe para algum hospital público que disponha de serviço de otorrinolaringologia. Infelizmente, a demanda e as listas de espera são grandes. Boa sorte!
-
O zumbido é uma entidade muito estudada, mas ainda não completamente compreendida, inclusive por nós, especialistas no assunto. São várias as causas e há tratamento eficaz para a grande parte delas.
Para que possamos chegar ao diagnóstico com precisão, é necessário avaliar o paciente. Procure seu otorrino.
-
Caro,
normalmente estas cavidades, que chamamos criptas, aumentam a chance do depósito de restos alimentares no local seguido de fermentação bacteriana e a criação de massas com cheiro ruim e que podem causar dor e mau hálito. Considerando que este seja seu caso, não se procedem biópsias, mas há tratamentos clínicos, com medicamentos, e em casos selecionados cirurgia.
Espero ter ajudado. -
Prezado paciente-internauta,
a estrutura descrita corresponde provavelmente a "cáseos". Trata-se do resultado entre a ação de seus anticorpos sobre restos alimentares e celulares que ficaram aprisionados nas criptas das suas tonsilas palatinas (amígdalas) resultando nesta estrutura pétrea, de coloração branco-amarelada e muitas vezes fétida. Procure o seu otorrino. Há tratamento. -
Prezado,
esse problema é muito comum e se chama Amigdalite Crônica Caseosa. Essas massas esbranquiçadas são resquícios de alimentos e saliva. Normalmente não há necessidade de biópsia, principalmente se isso ocorrer em ambas as amígdalas. Alguns pacientes se beneficiam de uma higiene bucal caprichada, incluindo escovação da língua e enxaguantes específicos; porém alguns acabam recorrendo à cirurgia das amígdalas para eliminar o problema. Um abraço.
-
É possível. O zumbido é um sintoma que pode aparecer em diversas doenças - processos inflamatórios da orelha, acúmulo de cera, doenças metabólicas (hipertensão, diabetes), perda auditiva ou doenças do nervo auditivo. É importante a avaliação do otorrinolaringologista para definição da causa e tratamento mais adequado.