Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
O ronco é um dos sinais de uma dificuldade da passagem do ar pelas vias respiratórias, que pode estar associado a várias causas a serem investigadas por um médico do sono. Você pode ter um problema obstrutivo, um problema neurológico central ou ambos. Muitas vezes há um quadro associado de apneia do sono, o que pode tornar o quadro mais suscetível de levar a outras doenças como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e pulmonares principalmente.
Você precisa avaliar qual o seu caso, para fazer um tratamento mais personalizado à sua situação.
Desde já, faz-se importante cuidar do peso, fazer atividade física regular sob orientação médica, dormir em posição de decúbito lateral para evitar queda posterior da língua e piora da obstrução aérea no nível da garganta.
Atenciosamente.
-
Procure um otorrino para te avaliar, este sintoma pode ter várias causas e entre elas sinusopatia crônica. Ajuda beber muita água e lavar o nariz com soro fisiológico.
-
Retirar o siso não garante que o zumbido vai desaparecer, o melhor é avaliar com um otorrinolaringologista.
-
Pode ser uma infecção, geralmente otomicose, ou pode ser por fricção de hastes flexíveis (ex: cotonete), ou pode ser uma dermatite atópica ou seborreia da pele do ouvido. Essas são as principais causas, além da Rinite. O ideal é você ter acompanhamento com um médico otorrinolaringologista.
-
Coceira pode ser por vários fatores, mas o mais comum são indivíduos que têm predisposição à alergia em geral, rinite, e se estende ao ouvido e garganta.
Coceira isolada pode ser dermatite, o ideal é ser examinado em uma consulta para o médico ter uma melhor conclusão ou suspeita das possíveis causas.