Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
Boa noite.
Sinais de espondilose cervical significa que você tem um processo degenerativo, ou artrose, em fase inicial na coluna cervical. Na radiografia simples ou tomografia, identificamos a espondilose com a presença de pequenos osteófitos (formações ósseas na tentativa do organismo de aumentar a estabilidade), diminuição do espaço do disco intervertebral e esclerose dos platôs vertebrais ou das facetas (articulações na parte posterior da coluna). A dor pode ser de origem muscular, discogênica (com origem no disco intervertebral) ou facetária e ainda ter outros fatores associados, como depressão por exemplo. A dor causada pela artrose ou espondilose pode ser referida na região occipital, nuca, trapézios, ombros ou escápulas.
Por isso, é fundamental procurar um médico para esclarecer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais apropriado.
-
Sei que sou controverso, mas não costumo imobilizar esse tipo de lesão no tornozelo, uso desde o início um estabilizador, muito gelo e mobilização de flexo extensão... Evitamos pisar (para isso, muletas) e início quase imediato de fisioterapia buscando uma cicatrização mais elástica e funcional dos ligamentos... Isso em contraposição à outra corrente que cita cirurgia para quem tem mais de um ligamento lesado....
A imobilização pode levar à rigidez articular e problemas na cartilagem por falta de nutrição do tecido cartilaginoso que recobre os ossos!!!
-
Seu caso pode estar relacionado a doenças do quadril ou da coluna. É importante diferenciar as duas situações para que o tratamento adequado possa ser instituído.
Dentre as principais doenças da coluna, podemos destacar a artrose e as disfunções dos discos intervertebrais, como hérnias e protrusões, que podem causar dor irradiada para os membros inferiores.
No quadril, uma das disfunções mais comuns é a artrose primária, que consiste no desgaste da cobertura de cartilagem da cabeça do fêmur e do osso do quadril, causando limitação de movimento.
Caso procure um médico a respeito disso, é importante que se faça essa diferenciação para que seu tratamento tenha sucesso.