As moscas volantes são causadas por partículas dispersas no gel que preenche o olho. Podem ocorrer sem motivo algum, podem ocorrer por descolamento do vítreo, por ações intraoculares, por sangramentos intraoculares, após procedimentos oculares (injeções, lasers para limpeza de lente intraoculares, etc. ). Ao perceber moscas volantes, vá ao oftalmologista para realização do exame de mapeamento de retina.
Se foi uma alteração súbita, procure um Pronto Socorro oftalmológico com urgência. Se você já percebe isso há muito tempo, deve marcar uma consulta oftalmológica para esclarecer.
O embaçamento pode estar sendo causado pelo próprio ato de coçar os olhos. É importante avaliar a causa da coceira. Evite automedicação para não mascarar a doença e procure avaliação médica. Grande abraço!
As causas podem dever-se a problema alérgico, disfunção lacrimal ou vício refrativo (necessidade de óculos). Somente um exame médico detalhado, com um oftalmologista, para que se possa identificar a causa exata e instituir o tratamento. Por ora, compressas frias várias vezes ao dia poderão proporcionar algum alívio. E evite coçar os olhos ou automedicar-se.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.