Nutrologia - Perguntas respondidas
-
Primeiramente verificar se realmente é um quadro de Síndrome do Intestino Irritável. Afastar doenças mais graves. Posteriormente iniciar com acompanhamento profissional (nutrólogo e nutricionista) uma dieta pobre em FODMAPS. Se a motilidade intestinal, mesmo com a dieta, não melhorar, talvez utilizar medicações junto a um coloproctologista.
-
A nutrologia é uma especialidade médica que avalia como a alimentação e os nutrientes influenciam a saúde e o metabolismo. Ela não trata apenas de emagrecimento, mas de diversos aspectos que impactam o bem-estar e a qualidade de vida.
Ao consultar um nutrólogo, você pode receber orientações para controle de peso, ganho de massa muscular, equilíbrio hormonal, prevenção e tratamento de doenças metabólicas, como diabetes hipertensão e colesterol alto. Além disso, o nutrólogo investiga deficiências nutricionais que podem estar causando sintomas como fadiga, baixa imunidade, dificuldades para perder peso, insônia e alterações no humor.
O objetivo principal da nutrologia é tratar o paciente de forma global buscando as causas dos problemas de saúde e promovendo mudanças que tragam resultados duradouros.
-
Procurar um nutricionista especialista em Dietoterapia para nefropatas. Deve-se monitorar os níveis de fósforo, sódio, potássio, cálcio, magnésio. Além de ficar atento à ingestão proteica, além da origem dessa proteína, se é animal ou vegetal. Nutrólogos podem acompanhar? Sim. Mas há poucos nutrólogos que saibam manejar bem pacientes nefropatas. Por isso, indico nutricionistas que atuam na área.