Nefrologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia. Com a idade vamos perdendo naturalmente função renal, calculando estimo funcionamento de cerca de 32 "por cento", na idade dela esperaria pelo menos 50 a 60. Precisa avaliar se está ingerindo líquidos adequadamente. Será que a pressão arterial tem ficado baixa? Precisa investigar alguma causa pontual para que retorne o funcionamento renal adequado.
-
Toda Glomerulonefrite deve ser investigada a etiologia. Aconselho procurar um Nefrologista para definir qual a causa e iniciar o tratamento o quanto antes para que a doença não possa evoluir. Se a demora for grande, em alguns casos pode não haver mais tratamento eficaz e evoluir para disfunção renal crônica.
-
Com certeza deve ser confirmado esse diagnóstico e feita investigação adequada, bem como avaliação para o correto tratamento. Deve procurar acompanhamento nefrológico com brevidade, pois alguns tipos podem evoluir com danos irreversíveis aos rins se não forem tratados, levando o paciente para insuficiência renal crônica no futuro.
-
A codeína não é nefrotóxica, mas o diclofenaco, por ser anti-inflamatório não esteroidal pode ter consequências renais. Caso haja uma doença renal crônica estabelecida, com elevação de creatinina ou alguma alteração estrutural como Rins Policísticos, há associações mais inertes ao rim, como aquelas nas quais a codeína é associada ao paracetamol (Tyler, Paco). Se não houver doença renal estabelecida, o uso moderado de curta duração pode ser tolerado.