Doutor Responde
Login

Nefrologia - Perguntas respondidas

Paciente 84 anos, hipertensa há 20 anos, em uso atual de Losartana Potássica 50mg 2xdia, Diltiazen 60mg/dia e Selokem 100mg. Apresenta Creatinina de 1.53, Ureia de 75. Não é Diabética? Qual sua opinião e orientação sobre o caso?
  • Bom dia. Com a idade vamos perdendo naturalmente função renal, calculando estimo funcionamento de cerca de 32 "por cento", na idade dela esperaria pelo menos 50 a 60. Precisa avaliar se está ingerindo líquidos adequadamente. Será que a pressão arterial tem ficado baixa? Precisa investigar alguma causa pontual para que retorne o funcionamento renal adequado.

    2
    Drª. Leticia de Oliveira
    Drª. Leticia de Oliveira
    Nefrologia
    Clínica Médica
    São Sebastião do Paraíso / MG
    Marcar consulta
Paciente de 74 anos, desnutrido, disfágico e inapetente, apresentando ureia de 83 e creatinina de 1,2 sem alteração no hemograma. Em janeiro ureia era 19. Quais as possíveis causas dessa uremia?
  • Pelo quadro exposto, provavelmente esta elevação da ureia é devido à desidratação. Aumentar a ingesta de água vai ajudar, mas no caso de dificuldades para deglutição, pode-se tentar soroterapia endovenosa.

    2
    Dr. Flávia Carvalho Leão Reis
    Dr. Flávia Carvalho Leão Reis
    Nefrologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Bom dia. Meu esposo tem insuficiência renal. A creatinina está 5.8. Ele tem passado muito mal, está inchado. Muita retenção de líquido, com falta de ar, cansaço. Fraqueza. Gostaria de saber se já é hora de começar a hemodiálise.
  • Não saberia calcular em quanto está a filtração dele apenas com este dado, mas é provável que sim, principalmente devido aos sintomas relatados. Procure atendimento médico em sua cidade.

    3
    Dr. Flávia Carvalho Leão Reis
    Dr. Flávia Carvalho Leão Reis
    Nefrologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Diagnóstico de Glomerulonefrite, precisa tratamento imediato?
  • Toda Glomerulonefrite deve ser investigada a etiologia. Aconselho procurar um Nefrologista para definir qual a causa e iniciar o tratamento o quanto antes para que a doença não possa evoluir. Se a demora for grande, em alguns casos pode não haver mais tratamento eficaz e evoluir para disfunção renal crônica.

    2
    Dr. Jair Domiciano Junior
    Dr. Jair Domiciano Junior
    Nefrologia
    Curvelo / MG
    Solicitar agenda
  • Com certeza deve ser confirmado esse diagnóstico e feita investigação adequada, bem como avaliação para o correto tratamento. Deve procurar acompanhamento nefrológico com brevidade, pois alguns tipos podem evoluir com danos irreversíveis aos rins se não forem tratados, levando o paciente para insuficiência renal crônica no futuro.

    0
    Dr. Roberto Herz Berdichevski
    Dr. Roberto Herz Berdichevski
    Nefrologia
    Porto Alegre / RS
    Solicitar agenda
Pessoa com problema nos rins pode tomar o medicamento Codaten (receitado por um médico ortopedista)?
  • A codeína não é nefrotóxica, mas o diclofenaco, por ser anti-inflamatório não esteroidal pode ter consequências renais. Caso haja uma doença renal crônica estabelecida, com elevação de creatinina ou alguma alteração estrutural como Rins Policísticos, há associações mais inertes ao rim, como aquelas nas quais a codeína é associada ao paracetamol (Tyler, Paco). Se não houver doença renal estabelecida, o uso moderado de curta duração pode ser tolerado.

    2
    Dr. Kleber Luiz da Fonseca Azevedo
    Dr. Kleber Luiz da Fonseca Azevedo
    Nefrologia
    Medicina Interna Ou Clínica Médica
    Açu / RN
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.