Doutor Responde
Login

Mastologia - Perguntas respondidas

Como tratar mama tuberosa?
  • Com cirurgião plástico. Geralmente coloca-se uma prótese mamária.

    1
    Dr. Luiz Alberto Danon
    Dr. Luiz Alberto Danon
    Cirurgia Geral
    Cirurgia Videolaparoscópica
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
Olá. Estou sentindo pontadas na mama. Apertei e saiu uma secreção avermelhada. Tenho nódulos. O que pode ser?
  • Bom dia. Secreções avermelhadas na mama na maioria das vezes se trata de alterações normais ou traumas, mas pode corresponder a tumores associados. O fato de ter nódulo deve alertar à necessidade de investigação mais aprofundada. Quando possível, deverá ser avaliada pessoalmente e realizar exames complementares.

    4
    Dr. Osvaldo Braga
    Dr. Osvaldo Braga
    Mastologia
    Uruaçu / GO
    Solicitar agenda
Olá. Há tempos sinto dores nas mamas, na esquerda principalmente. Fiz mamografia no início de 2020 e não deu nada. Mas, a dor continua e piorou. O que posso fazer?
  • Olá!
    A maior parte das dores nas mamas, chamadas de mastalgia, não tem relação com nódulo na mama e não é um sintoma de câncer de mama. Há alguns tratamentos possíveis, mas para isso é melhor que um médico mastologista examine a senhora.
    Estou sempre à disposição.

    15
    Solicitar agenda
Percebi que saiu um líquido de cor esverdeada de um dos seios. O que isso significa?
  • A saída de líquido pelos bicos do seios é chamado de descarga papilar ou descarga mamilar. Há algumas características que sugerem benignidade (não ser câncer) como nos casos em que a descarga é bilateral (nas duas mamas), colorida (esverdeada, amarelada), sai por múltiplos ductos e sai apenas quando aperta a mama. Mas, cada caso deve ser individualizado e avaliado pelo seu médico mastologista.

    6
    Solicitar agenda
Ultrassom com cisto complicado, Birads 3, é perigoso?
  • Olá, o risco de câncer de uma alteração ao exame de imagem da mama classificada com BIRADS 3 é menor do que 2%, logo na grande maioria dos casos é proposto apenas seguimento semestral por 2 anos. Mas, cada caso deve ser individualizado junto com seu médico mastologista.

    1
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.