Doutor Responde
Login

Infectologia - Perguntas respondidas

Estou com exames todos feitos, porém a minha consulta vai demorar e o gerente acha q não posso trabalhar pq é contagiosa. A suspeita é tuberculose... mas não tenho nenhum sintoma e no exame deu negativa... mas preciso mostrar o exame para o médico?
  • Bom dia.
    É importante mostrar o exame ao médico, clínico ou infectologista, para descartar a suspeita clínica inicial e avaliar se há necessidade de complementar a investigação diagnóstica.
    Quanto ao trabalho, apenas a tuberculose pulmonar e laríngea teriam risco de contágio/transmissão para outras pessoas. Estando sem clínica e com exames negativos, você estaria apto a retornar ao trabalho, caso não haja outra situação de saúde que o impeça.
    Luciano Arraes

    0
    Dr. Luciano Wagner de Melo Santiago Arraes
    Dr. Luciano Wagner de Melo Santiago Arraes
    Infectologia
    Medicina Intensiva
    Paulista / PE
    Marcar consulta
  • Se foi feita uma hipótese diagnóstica de tuberculose, é bom que seja descartada antes do retorno ao trabalho. As únicas formas de tuberculose que são contagiosas são a tuberculose pulmonar e a tuberculose da laringe. Essas formas cursam com tosse, febre e perda de peso (usualmente). Fico à disposição!

    0
    Drª. Lícia Borges Pontes
    Drª. Lícia Borges Pontes
    Infectologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Olá! Estou com resistência a muitos antibióticos orais e com uma infecção urinária imbatível. Seria a especialidade de infectologista a tratar com antibióticos venosos? Porque o urologista que fui me receitou mais um antibiótico oral (já é o 3º que tomo).
  • Olá! É preciso avaliar se você apresenta infecção urinária mesmo ou se é um problema chamado bacteriúria assintomática.
    A bacteriúria assintomática é um problema no qual há presença de bactéria na urina porém sem ocorrência de sintomas.
    Habitualmente a bacteriúria assintomática não deve ser tratada com antibióticos, salvo em algumas exceções como por exemplo na gestante. Recomendo que se busque um infectologista para uma avaliação especializada.
    Boa sorte!

    0
     Rodrigo Wanderley Neves Barbosa
    Rodrigo Wanderley Neves Barbosa
    Infectologia
    Infectologia Pediátrica
    Marília / SP
    Solicitar agenda
Há 10 anos tive uma perfuração de agulha após inj.muscular de um soro positivo. Não foi feito profilaxia devido a difícil acesso. Fiz todos os exames, deram neg. até hoje, mas tenho muitos sint.diarreia.formig.queda de cabelos. Pode estar incubado?
  • O período de "incubação" do vírus é de 6 meses (isto é, "janela sorológica").
    Tempo entre contágio e confirmação por sorologia (pesquisa de anticorpos); sendo assim um acidente há 10 anos já seria detectável através de exames...
    Vale a pena investigar outras causas como, por exemplo, parasitoses e intolerâncias alimentares.

    0
    Drª. Carina Amaral Feriani
    Drª. Carina Amaral Feriani
    Doenças Infecciosas E Parasitárias
    Araguaína / TO
    Marcar consulta
  • Não. A "incubação" do vírus HIV ocorre no máximo de 1 a 2 meses após a exposição. Devido aos seus sintomas atuais, você deve procurar em Clínico Geral para avaliação das possíveis causas, que não têm relação com esse acidente há mais de 10 anos.

    0
Olá! Gostaria de saber se um exame de mantoux deve ser mostrado a um infectologista, pediatra ou a um clínico geral? Esse exame é de um paciente de 12 anos.
  • A prova da tuberculina ou teste de Mantoux é um dos testes complementares para o diagnóstico da tuberculose. Ele pode ser mostrado a um pediatra, clínico geral, infectologista ou pneumologista. O ideal é ser mostrado para o médico que solicitou o exame, para que seja um exame complementar à história clínica do paciente e ao exame físico realizado.

    1
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
Infectologista trata herpes?
  • Sim, Infectologista trata qualquer tipo de herpes.

    1
  • Sim.

    0
    Dr. Rodrigo Daniel de Souza
    Dr. Rodrigo Daniel de Souza
    Infectologia
    Juiz de Fora / MG
    Solicitar agenda
  • Boa noite.
    Sim, o herpes é um tipo de infecção viral, quando em sua forma ativa precisa de tratamento com antivirais orais. Procure seu infectologista para iniciar acompanhamento e tratamento!

    0
    Dr. Fernando Javier Hernandez Romero
    Dr. Fernando Javier Hernandez Romero
    Infectologia
    Salvador / BA
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.