Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
Hemoterapia é um ramo da Hematologia dedicado ao estudo das técnicas de transfusão sanguínea. Todos os hemoterapeutas são hematologistas, pois a formação desses especialistas engloba o aprendizado tanto da parte clínica (hematologia) quanto transfusional (hemoterapia). Não se deve confundir HEMOTERAPIA com "auto-hemoterapia", que é uma técnica muito duvidosa, sem respaldo científico, e que não faz parte do currículo da especialização em Hematologia-Hemoterapia.
-
Olá, boa tarde ! Normalmente consideramos uma anemia importante/grave aquela que necessita de transfusão de sangue - geralmente quando o nível de hemoglobina encontra-se abaixo de 7,0. Mas, existem pacientes que mesmo com valores acima de 7.0, apresentam sintomas importantes relacionados à anemia como: palpitações, cansaço excessivo e palidez, desta forma, também podem ser considerados pacientes com anemia importante. Cada caso deve ser analisado individualmente.
-
Trombose nos membros inferiores é geralmente venosa, e deve ser abordada inicialmente pelo angiologista-cirurgião vascular. Caso ele(a) não encontre condições de risco que justifiquem a ocorrência da trombose (gravidez, pós-operatório, imobilização prolongada, fratura etc), o Hematologista pode ser consultado para avaliar se há alguma necessidade de se pedir uma investigação para trombofilia (hereditária ou adquirida). Já o entupimento da carótidas é um problema de artérias, e tem causas totalmente diferentes da trombose venosa. Geralmente, trata-se de aterosclerose (endurecimento das paredes das artérias e deposição de gordura), e a causa é um composto de idade avançada, dislipidemia, hipertensão arterial, tabagismo, diabetes e várias condições crônicas. Normalmente, aterosclerose é um problema no domínio da cardiologia e cirurgia vascular.