Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
Você está com deficiência de ferro, e isso precisa de:
1) Investigação para descobrir a causa da deficiência (na maioria esmagadora dos casos, em adultos, a causa é um sangramento crônico pela mucosa do tubo digestivo ou genital);
2) Reposição de ferro sob forma de sais de ferro oral ou intravenoso;
3) Controle do tratamento por um hematologista, que saberá lhe dizer quando é hora de parar a reposição.
-
A palavra "trombocitose", isolada, significa apenas "aumento do número de plaquetas". Isso pode ocorrer em situações corriqueiras como a deficiência de ferro, por exemplo, e regride ao normal após a correção da deficiência de ferro. Se você se refere à "trombocitose essencial", trata-se de uma doença mieloproliferativa crônica, para a qual a única cura, estritamente, seria na atualidade um transplante alogênico de medula óssea. No entanto, a doença não costuma apresentar curso agressivo e pode ser controlada a longo prazo com medicamentos de uso oral.
-
Me parece uma descrição de um linfonodo normal, mas quem decide se um linfonodo é "reacional" (apresenta sinais de que está trabalhando contra alguma infecção) ou "neoplásico" (está infiltrado por células tumorais) é o médico, junto com o patologista que examina o tecido no laboratório.