Ginecologia e Obstetrícia - Perguntas respondidas
-
Olá amiga.
Sem dúvida.
Não foi a episiotomia que necessariamente fez você sangrar.
Talvez a sutura realizada tenha levado a uma cicatrização com fibrose e daí a dor.
Creio que o sangramento provavelmente tenha sido fruto de uma má contração uterina.
Escolha uma boa equipe e tenha um feliz parto normal.Dr. Vamberto Oliveira de Azevedo Maia FilhoGinecologia E ObstetríciaReprodução AssistidaSão Paulo / SPSolicitar agenda -
Minha cara, a episiotomia de rotina não está sendo mais adotada. Se não houver outro motivo, não há nada que te impeça de parir normal. É fundamental sua participação neste processo.
-
Olá, esta cicatriz às vezes é dolorida mesmo. Pode ter formação de quelóide que fica com dor à relação sexual, inclusive. Mas isso não impede de ter novo parto normal. Se a dor persistir, você pode, depois do parto, procurar um ginecologista para fazer uma cirurgia de nome colpoperineoplastia (o famoso períneo), para remover este tecido fibroso. O resultado estético é muito bom.
-
Minha cara, devemos investigar a causa do sangramento. Um bom exame físico e uma ultrassonografia endovaginal ajudará na elucidação do problema.
-
O sangramento, geralmente não tem nada a ver com a candidíase. Deve ser investigado. Em relação à candidíase, vou enviar algumas orientações que passo para minhas pacientes para prevenção de corrimento. É longo, mas muito eficaz. Espero que seja útil.
Cuidados para não ter corrimentos:
1 - Não usar protetor diário. Não usar calcinhas de lycra. Evitar calça Jeans e roupas apertadas. Tudo isso diminui a ventilação e mata a defesa da vagina.
2 - Não usar sabonete íntimo, pois tem odores que também destroem a flora vaginal. Usar sabonetes neutros, como Granado, Johnson bebê, Fofo, etc. Nunca usar Protex, pois tem bactericida que mata apenas as bactérias boas, favorecendo o crescimento de fungos.
3 - Usar calcinha de algodão, lavar no banho com o sabonete neutro ou com sabão de coco. Não colocar na máquina, pois todos os produtos ficam impregnados na calcinha. Passar e não usar produtos como Comfort.
4 - Dormir sem calcinha.
5 - Não usar lenços umedecidos quando urinar. O cheiro deles também destrói a flora vaginal.
6 - Não fazer duchas vaginais após a relação, pois leva embora a defesa.
7 - Consumir diariamente verduras verde-escuro, como brócolis, couve, rúcula, agrião, acelga, espinafre, etc. Elas melhoram a defesa do organismo.
8 - É normal a mulher ter um pouco de secreção, principalmente perto da ovulação e isso não é corrimento. Para ser chamado de corrimento, a secreção tem que ser abundante, ter cheiro forte ou coçar.
9 - É bom lembrar ainda que o uso de antibióticos também destrói a flora de lactobacilos que protege a vagina. Evitar usar medicamentos, pomadas, sem passar no médico.
10 - Quando tiver corrimento, coceira, evite usar produtos caseiros no local, como sal, vinagre, bicarbonato, limão, talco, etc., pois podem piorar muito os sintomas. Procure sempre seu ginecologista. É mais seguro. Não faça experiências com um órgão tão delicado.