Ginecologia e Obstetrícia - Perguntas respondidas
-
Em média 3 meses, pós cirurgia.
-
Em relação ao uso de anticoncepcionais não tem problema algum. Já o útero bicórno depende do tamanho desse septo. Muitas mulheres que tem útero bicorno engravidam sem problema algum. Caso seja indicado, existe cirurgia sim.
Bj -
A dificuldade pode não existir, mas a chance de aborto é maior. Existe cirurgia, mas pode ser arriscada para uma gravidez futura.
-
No NIC II, existe várias possibilidades de tratamento. Isso irá depender da extensão e localização da lesão sempre guiada pela colposcopia e biópsia. Podem ser feitos: Cirurgia de alta frequência, conização ou utilizar métodos destrutivos como o Laser de Co2. Como qualquer lesão por HPV induzido, vai ser necessário seguimento para controle, pois mesmo que seja removida a lesão com margens livres na conização, as lesões podem voltar dependendo do estado imunológico da pessoa. Por isso, recomenda-se acompanhamento com citologia cervical e colposcopia após o procedimento proposto (a 3 ou 6 meses podendo variar de acordo com a necessidade médica).