Geriatria - Perguntas respondidas
-
Bom dia, pode ser algumas complicações urinárias, como infeção, cálculo ou câncer. Seria interessante fazer uma boa avaliação clínica, como urocultura, elementos anormais e sedimentos na urina (EAS), ecografia de vias urinárias e renal...
-
1- Revisar os medicamentos que usa junto ao médico; talvez algum deles esteja contribuindo para isso.
2- Fazer um exame médico minucioso, pois várias enfermidades como pneumonia, infecção urinária e diverticulite podem estar ocorrendo.
3- Se o problema não puder ser diagnosticado na consulta, deverá fazer exames complementares, baseados no que foi encontrado na consulta.
-
Bom dia. O declínio cognitivo do idoso é uma queixa muito frequente e pode acontecer pelo próprio envelhecimento, quando não há comprometimento da capacidade de realizar as tarefas básicas (não compromete a funcionalidade) ou pode ser doença, como Demência (Alzheimer, Vascular e outras). É essencial que ele seja avaliado por um Geriatra que avaliará as características clínicas e provavelmente irá solicitar exames complementares, como uma Ressonância Magnética Cerebral.
-
Ele pode ser avaliado por geriatra ou neurologista.
-
Por mais que os idosos tenham a probabilidade de terem sonolência diurna, devemos descartar condições como depressão, hipotiroidismo, uso de medicamentos sedativos, alterações metabólicas ou neurológicas, incluindo demência avançada, após descartar essas possibilidades, podemos passar algum medicamento para manter ela acordada.