Geriatria - Perguntas respondidas
-
Essa debilidade pode ser minimizada, retardada e até prevenida com os devidos cuidados e estímulos. Alzheimer, não se fala em cura, mas em prevenção e mudança de hábitos, já que a doença envolve fatores genéticos, ambientais e comportamentais. A Prática Ortomolecular visa auxiliar o paciente por meio de um processo chamado de antioxidação. A oxidação do organismo, provocado pelos radicais livres (moléculas produzidas pelo corpo que, em grandes quantidades, interferem negativamente no funcionamento do organismo) faz com que o sistema nervoso crie condições favoráveis à proliferação destas moléculas devido ao alto consumo de oxigênio, ácidos graxos oxidáveis e ferro.
Quanto antes o paciente for diagnosticado, melhores serão as chances de controlar os sintomas. O tratamento ortomolecular com suplementação à base de antioxidantes como vitaminas, minerais e aminoácidos é indicado até mesmo nos quadros mais avançados da doença, quando o intuito é o de retardar a velocidade da progressão da enfermidade.
Para evitar a doença, recomenda-se alguns cuidados com a saúde do corpo e da mente, independente de idade: mantenha-se ativo física e intelectualmente; adote uma alimentação saudável, rica em cereais integrais, peixes, frutas e verduras; consulte um médico de confiança e controle o nível de stress no dia a dia.
-
Bom dia! As alterações de memória são muito comuns com o passar dos anos, é fundamental se manter ativa, ler bastante, palavras cruzadas também ajudam, assim como tudo o que mantêm o cérebro ativo, desde realizar as atividades diárias, ouvir música, dançar, alimentação e estilo de vida saudável. Das queixas referidas nenhuma caracteriza um sinal de alerta que poderia preocupar em relação à ocorrência de doenças mentais, algumas vezes podem ser decorrentes de tristeza, depressão ou ansiedade com questões do cotidiano, assim recomendo tranquilidade e uma avaliação médica, podendo ser com geriatra, médico de família, clínico ou neurologista.