Doutor Responde
Login

Geriatria - Perguntas respondidas

Preciso de um geriatra pra minha mãe, 83 anos, acho que está com demência, diabética, só come macarrão e angu. Dificílima, ainda mora sozinha e não quer morar com ninguém. Já foi 3 x ao psiquiatra. Estou desesperada, preciso de consulta domiciliar.
  • Olá. Conseguiu atendimento domiciliar? Eu atendo por telemedicina, se precisar estou à disposição.

    0
    Dr. Luis Antônio Rotta
    Dr. Luis Antônio Rotta
    Medicina de Família e Comunidade
    Medicina Interna ou Clínica Médica
    Garopaba / SC
    Marcar consulta
Minha mãe acordou com a fala arrastada e desorientação, fui à UPA e a pressão dela estava alta 11/13 sem infecções na urina e no sangue, eletro normal, mas não melhorou. Continua com desorientação. Vocês podem me ajudar? O que posso fazer?
  • Hipertensão + fala arrastada pode ser um AVEi, procure um centro que tenha tomografia para excluir ou agende consulta com um Geriatra com urgência.

    3
    Dr. Vinicius Benetti Miola
    Dr. Vinicius Benetti Miola
    Clínica Médica
    Geriatria
    Joaçaba / SC
    Solicitar agenda
Minha mãe tem 83 anos e, de um curto período de tempo pra cá, ela tem se confundido com datas, coisa que não ocorria. Devo me preocupar e procurar um especialista?
  • Olá, bom dia. Com o envelhecimento, é natural nossa memória ser afetada, porém é interessante que sua mãe passe por uma avaliação pelo médico da família ou clínico geral. Nem toda demência é Alzheimer. Algumas vezes, há alteração da tireoide e vitamina B12.

    4
    Drª. Ariane Silveira Lopes
    Drª. Ariane Silveira Lopes
    Medicina de Família E Comunidade
    Brasília / DF
    Solicitar agenda
  • Com certeza você deve procurar um especialista, não é normal a perda de memória, precisa avaliar o que está ocorrendo para identificar o que fazer.

    1
    Dr. Vinicius Benetti Miola
    Dr. Vinicius Benetti Miola
    Clínica Médica
    Geriatria
    Joaçaba / SC
    Solicitar agenda
  • Sim, é importante observar e investigar as alterações na memória da sua mãe, especialmente porque essa confusão com datas parece ser uma mudança recente e diferente do comportamento habitual dela. Isso pode ser um sinal de diversas condições que vão desde algo transitório e tratável até questões mais complexas.

     

    Possíveis causas de confusão com datas em idosos:

    1. Alterações metabólicas ou carências nutricionais:

    " Deficiência de vitamina B12, desidratação, ou desequilíbrios eletrolíticos podem causar lapsos de memória.

    2. Problemas de saúde transitórios:

    " Infecções, como infecção urinária, ou efeitos de medicamentos podem levar a confusão mental em idosos.

    3. Início de alterações cognitivas:

    " Podem ser sinais precoces de demência, como Alzheimer, ou comprometimento cognitivo leve, que requerem avaliação e acompanhamento.

    4. Impacto emocional ou estresse:

    " Ansiedade, depressão ou luto podem afetar a memória e a concentração.

    5. Causas neurológicas:

    " Acidentes vasculares cerebrais silenciosos ou problemas vasculares podem causar confusão, mesmo sem outros sintomas visíveis.

    O que fazer:

    1. Agende uma consulta médica:

    " Geriatra: Avalia globalmente a saúde e possíveis causas de confusão em idosos.

    Se você não tiver acesso a um especialista na sua cidade, podemos agendar uma consulta on-line para avaliar sua mãe e oferecer as orientações necessárias. Entre em contato para marcar!

    0
Boa tarde! Minha mãe de 80 anos é diabética, hipertensa, tem angina. Há dias está tendo muitas dores nos pés, gela por dentro e depois esquenta dando fisgadas, uma dor que ela chega a chorar, não dorme direito. Em que o doutor pode me ajudar?
  • Sua mãe é uma idosa com múltiplas doenças associadas (comorbidades): hipertensão arterial, angina pectoris, diabetes mellitus.

    Os sintomas que você descreve (dores nos pés e alterações de temperatura) sugerem o diagnóstico de NEUROPATIA PERIFÉRICA DO DIABÉTICO. Este é um problema mais frequente em pacientes com diabetes mal controlado - o que pode exigir um controle mais rigoroso da dieta, ajuste das medicações (com ou sem insulina) e controle estrito dos níveis de açúcar no sangue - além de medicação para reduzir a dor e inflamação nos nervos (neuropatia).

    Além disso, é possível que sejam necessários exames complementares (exames de sangue, urina, doppler de membros inferiores, ecocardiograma etc).

    Sugiro consultar um Geriatra experiente, ou um Neurologista.

    0
    Dr. Claudio Pericles Cruz
    Dr. Claudio Pericles Cruz
    Geriatria
    Medicina de Família e Comunidade
    Jaraguá do Sul / SC
    Solicitar agenda
BOA TARDE, MEU MARIDO FEZ UM ANEURISMA DA AORTA, CORREU TUDO BEM, MAS APARECEU UM CAROÇO NA COSTELA UM CONDROSSARCOMA NAS ARTICULAÇOES. CORREU TUDO BEM. AGORA, CAIU COM UMA DEPRESSAO MUITO FORTE, O ONCOLOGISTA PEDIU UMA AVALIACAO DO GERIATRA.
  • Boa tarde. Seria importante que seu marido fosse avaliado por um médico da família para verificar se o quadro é de depressão e qual seria a melhor abordagem. Não deixem de procurar ajuda.

    0
    Drª. Ariane Silveira Lopes
    Drª. Ariane Silveira Lopes
    Medicina de Família E Comunidade
    Brasília / DF
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.