Geriatria - Perguntas respondidas
-
Olá. Conseguiu atendimento domiciliar? Eu atendo por telemedicina, se precisar estou à disposição.
Dr. Luis Antônio RottaMedicina de Família e ComunidadeMedicina Interna ou Clínica MédicaGaropaba / SC
-
Sim, é importante observar e investigar as alterações na memória da sua mãe, especialmente porque essa confusão com datas parece ser uma mudança recente e diferente do comportamento habitual dela. Isso pode ser um sinal de diversas condições que vão desde algo transitório e tratável até questões mais complexas.
 
Possíveis causas de confusão com datas em idosos:
1. Alterações metabólicas ou carências nutricionais:
" Deficiência de vitamina B12, desidratação, ou desequilíbrios eletrolíticos podem causar lapsos de memória.
2. Problemas de saúde transitórios:
" Infecções, como infecção urinária, ou efeitos de medicamentos podem levar a confusão mental em idosos.
3. Início de alterações cognitivas:
" Podem ser sinais precoces de demência, como Alzheimer, ou comprometimento cognitivo leve, que requerem avaliação e acompanhamento.
4. Impacto emocional ou estresse:
" Ansiedade, depressão ou luto podem afetar a memória e a concentração.
5. Causas neurológicas:
" Acidentes vasculares cerebrais silenciosos ou problemas vasculares podem causar confusão, mesmo sem outros sintomas visíveis.
O que fazer:
1. Agende uma consulta médica:
" Geriatra: Avalia globalmente a saúde e possíveis causas de confusão em idosos.
Se você não tiver acesso a um especialista na sua cidade, podemos agendar uma consulta on-line para avaliar sua mãe e oferecer as orientações necessárias. Entre em contato para marcar!
-
Sua mãe é uma idosa com múltiplas doenças associadas (comorbidades): hipertensão arterial, angina pectoris, diabetes mellitus.
Os sintomas que você descreve (dores nos pés e alterações de temperatura) sugerem o diagnóstico de NEUROPATIA PERIFÉRICA DO DIABÉTICO. Este é um problema mais frequente em pacientes com diabetes mal controlado - o que pode exigir um controle mais rigoroso da dieta, ajuste das medicações (com ou sem insulina) e controle estrito dos níveis de açúcar no sangue - além de medicação para reduzir a dor e inflamação nos nervos (neuropatia).
Além disso, é possível que sejam necessários exames complementares (exames de sangue, urina, doppler de membros inferiores, ecocardiograma etc).
Sugiro consultar um Geriatra experiente, ou um Neurologista.