Geriatria - Perguntas respondidas
-
Olá.
O geriatra é um clínico especializado em pacientes idosos. A partir dos 60 anos, caso você tenha um bom clínico geral, que acompanhe toda a sua vida, faça as avaliações de rastreio e prevenção de câncer, fragilidade e demências, que oriente a promoção da saúde, ótimo.
Se não tem, já procura o geriatra. -
O Geriatra é um clínico especializado em pacientes idosos (>60 anos), capaz de olhar para o paciente de forma integrada e sistêmica, como um "todo". Além de cuidar de doenças pré-existentes, o Geriatra pode ajudar a rastrear outras condições, prevenir agravos, promover um envelhecimento mais saudável, e, conjugar o tratamento de múltiplas doenças evitando o uso excessivo e/ou nocivo de múltiplas medicações ("polifarmácia").
-
Idosos frequentemente apresentam síndrome pós-terapia intensiva, que inclui fraqueza, confusão ou alterações de memória após internações longas. Deve procurar um Geriatra para acompanhamento.
-
O Zargus (risperidona) é um antipsicótico atípico frequentemente usado para tratar sintomas comportamentais e psicológicos em pacientes com demência, incluindo agitação, agressividade ou psicose. No entanto, ele pode causar efeitos colaterais que incluem apatia, tristeza ou retraimento, especialmente em idosos com demência. Deve procurar um geriatra.
-
O geriatra tem uma visão ampla do envelhecimento e está habituado a lidar com sintomas como esquecimentos e confusão.
"Ele avalia não só a memória, mas também possíveis causas relacionadas à saúde geral, como uso de medicamentos, condições metabólicas (hipotireoidismo, diabetes, etc.), e deficiências vitamínicas (B12, D).